Um gato-do-mato raro com pelagem totalmente preta foi encontrado nesta segunda-feira (25) em uma plantação de bananeiras em Jaraguá do Sul. O animal apresenta melanismo, uma mutação genética que deixa sua pelagem completamente escura. Segundo o biólogo Christian Raboch Lempek, responsável pelo resgate, casos como este são extremamente incomuns na região.
O filhote foi localizado por um morador do bairro Santa Luzia, que caminhava pela plantação e encontrou o animal sozinho. Ao não encontrar a mãe, o morador acionou Christian, que atua no resgate de fauna e animais silvestres em Jaraguá do Sul. Devido à cor incomum do gato, Christian consultou um especialista em felinos silvestres, que confirmou se tratar de um gato-do-mato-pequeno melânico. Normalmente, essa espécie possui pelagem manchada semelhante à de uma onça, mas este filhote é totalmente preto.
— Por ser um filhote de gato-do-mato já é raro, e pelo fato de ser melânico, é ainda mais incomum. É um dos animais mais raros que resgatamos até hoje em Jaraguá — afirmou o biólogo.
Após o resgate, o animal foi levado ao veterinário, onde foi constatado que estava levemente desnutrido e anêmico. Christian explicou que o filhote está recebendo cuidados especiais, incluindo aquecimento, alimentação adequada e monitoramento constante. Depois da estabilização, ele deve ser encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), em Florianópolis, para continuar o processo de recuperação.