O vereador Luís Fernando Almeida representou Jaraguá do Sul no Summit Cidades 2026, em Florianópolis, apresentando experiências inovadoras que estão transformando a atuação do Poder Legislativo por meio da tecnologia, da Inteligência Artificial e da fiscalização baseada em dados.
Durante o evento, considerado um dos maiores encontros sobre cidades inteligentes, inovação e gestão pública da América Latina, Almeida ministrou duas palestras que despertaram a atenção de gestores públicos, vereadores, prefeitos e especialistas de diversas regiões do país.
Na palestra “Tecnologia no Legislativo: O Impacto da IA na Gestão do Gabinete”, Almeida apresentou como a Inteligência Artificial vem sendo utilizada para otimizar a gestão parlamentar, organizar demandas da população, identificar problemas por região da cidade e ampliar a eficiência dos serviços prestados aos cidadãos. O parlamentar destacou que a tecnologia deve ser utilizada de forma ética e responsável, fortalecendo a relação entre representantes e comunidade.
Já na palestra “O Fim do Achismo: A Revolução da Fiscalização em Tempo Real”, o vereador apresentou a experiência de Jaraguá do Sul com a criação da Sala de Fiscalização e Acesso à Informação, considerada a primeira iniciativa do Brasil instituída por lei dentro de uma Câmara Municipal para permitir acesso direto e auditável aos sistemas da Prefeitura. A ferramenta amplia a transparência, fortalece a fiscalização e possibilita que vereadores acompanhem informações em tempo real sobre áreas como saúde, educação, obras e finanças.
“Hoje não é mais possível fiscalizar olhando apenas para o passado. A tecnologia precisa ser uma aliada do Legislativo para garantir mais transparência, eficiência e resultados concretos para a população”, destacou Almeida durante uma das apresentações.
Além de vereador reeleito, Almeida é advogado, professor universitário, mestre em Gestão de Políticas Públicas e ex-presidente da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.
A participação no Summit Cidades 2026 reforça o protagonismo de Jaraguá do Sul no cenário nacional quando o assunto é inovação pública, transformação digital e fortalecimento da transparência na gestão pública.
“Quando a tecnologia é utilizada com responsabilidade, quem ganha é o cidadão. Nosso objetivo é tornar o mandato mais eficiente, a fiscalização mais efetiva e a gestão pública mais transparente”, concluiu Almeida.