A 35ª Schützenfest será marcada por um avanço tecnológico significativo na segurança do evento. Pela primeira vez, a festa contará com câmeras de reconhecimento facial e inteligência artificial, resultado da parceria entre a Prefeitura, a WEG e as forças de segurança do Estado — Polícia Militar, Civil, Científica e Penal.
A WEG instalará uma rede de câmeras de alta definição a cada 50 metros quadrados, todas conectadas a um centro de monitoramento localizado dentro do Parque de Eventos. Os equipamentos foram doados ao município e o sistema consegue analisar padrões de comportamento, identificar horários de maior movimento e contabilizar o público em tempo real.
“É motivo de orgulho utilizar tecnologia desenvolvida aqui para proteger nossa cidade”, afirmou Manfred Peter Johann, diretor-superintendente da WEG Automação.
O prefeito Jair Franzner reforça que a inovação faz parte da identidade de Jaraguá do Sul. “Somos referência em tecnologia e organização. Agora, levamos isso também para a segurança, por meio da parceria entre poder público e iniciativa privada. Queremos que todos aproveitem a festa com tranquilidade. É possível manter viva a tradição utilizando a tecnologia a nosso favor. Será a Schützenfest mais moderna e segura que já realizamos.”
Grupo de Trabalho
Na sexta-feira (24), o Grupo de Trabalho da Segurança definiu os detalhes para a instalação do Centro de Monitoramento, que ficará na entrada do Pavilhão A. O presidente da CCO, Paulo Chiodini, destacou que a segurança é prioridade e que a integração entre as equipes permitirá respostas rápidas quando necessário.
Segundo o subcomandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, Major Gustavo Felipe de Oliveira Córdova, coordenador do Grupo de Segurança da CCO, a iniciativa representa um avanço importante. “Nosso objetivo é que todos possam chegar à festa e aproveitar cada momento com segurança. As câmeras de reconhecimento facial ajudarão a identificar suspeitos e prevenir crimes dentro e fora do parque. Com tecnologia e apoio de outros batalhões, estamos preparados para qualquer situação”, explica.
O delegado regional Éric Uratami reforça que as forças de segurança atuarão de forma integrada. “Se alguém com mandado em aberto for identificado, a ação será imediata.”
A Polícia Científica e a Polícia Penal também terão atuação direta, oferecendo suporte técnico e reforço operacional. Ao todo, serão 41 câmeras monitoradas em tempo real. A Schützenfest 2025 promete ser não apenas uma celebração das tradições germânicas, mas também um exemplo de segurança e inovação.