Servidores da saúde recebem capacitação em auriculoterapia

data 19 de setembro de 2022

Objetivo é ampliar o uso de práticas integrativas.

Na última sexta-feira, as enfermeiras da rede de atenção à saúde participaram de um curso de auriculoterapia na Universidade Federal de Santa Catarina. A iniciativa foi uma parceria com a prefeitura de São Bento do Sul, onde ocorreu a aula prática.
A auriculoterapia é uma das diversas práticas integrativas complementares (PICS) disponíveis no SUS. Trata-se de uma técnica derivada da acupuntura que utiliza sementes para fazer pressão em pontos específicos da orelha. “Além de auxiliar no tratamento de doenças, auxiliam no alívio da dor e redução de problemas físicos, mentais e emocionais” explica a gerente de atenção primária, Milena de Lima Machado.
Algumas unidades de saúde já possuem profissionais capacitados nesta técnica e o objetivo é ampliar o uso desse tratamento no município.
“Estamos em fase de ampliação do uso das PICS, como acupuntura, fitoterapia, ventosaterapia e reiki. Especialmente em se tratando da auriculoterapia, esta possui inúmeros benefícios e auxilia nos diferentes tratamentos, como depressão, insônia, ansiedade, obesidade e tabagismo” informa a diretora de saúde, Amanda de Lemos Mello.
O secretário de saúde, Alceu Gilmar Moretti avalia como positivo o uso de práticas integrativas complementando o cuidado na saúde, tendo em vista que pode ser utilizado em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde após avaliação clínica pela equipe de saúde da família.

Veja também

2025 © Meu Personalyt