A instabilidade ganha força nesta quarta-feira (4) em Santa Catarina, com previsão de temporais severos em diversas regiões do estado. Conforme a Defesa Civil Estadual, o risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
As condições mais favoráveis para tempestades intensas estão previstas principalmente entre o Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Ao longo do dia, as áreas de instabilidade avançam pelo território catarinense, inicialmente pelas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
A previsão indica chuva intensa e volumosa em curto período, além de raios, rajadas fortes de vento e possibilidade de queda de granizo. A Defesa Civil destaca que os maiores riscos estão relacionados às tempestades severas, especialmente nas regiões do Grande Oeste e Planaltos.
Na quinta-feira (5), com o afastamento gradual da frente fria, as instabilidades perdem força durante a madrugada e as condições para temporais diminuem. O dia deve ter variação de nebulosidade e possibilidade de chuva fraca e isolada, principalmente nas áreas próximas ao Paraná.
Apesar da mudança no tempo, as temperaturas voltam a subir com a presença de períodos de sol. As máximas devem ficar entre 25°C e 30°C em grande parte do estado, podendo ultrapassar os 30°C no Litoral Norte e no Vale do Itajaí.
Na sexta-feira (6), o calor e a umidade favorecem a formação de novos temporais, principalmente a partir do fim da tarde. Há previsão de raios, rajadas de vento, chuva intensa em curto período e possibilidade de granizo, com risco moderado para alagamentos pontuais, quedas de árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.
As temperaturas seguem mais baixas no amanhecer nas áreas serranas, com mínimas entre 5°C e 12°C no Planalto Sul, Meio-Oeste e regiões de serra. Nas demais áreas do estado, os termômetros variam entre 13°C e 19°C. Durante a tarde, as máximas podem chegar a 33°C ou 34°C no Grande Oeste.
Para o sábado (7), a previsão indica tempo instável e possibilidade de novos temporais, principalmente entre a madrugada e o início da tarde. Já no domingo (8), o tempo deve voltar a ficar mais estável em Santa Catarina, com presença de sol e variação de nuvens em todas as regiões.