Siga-nos
Música

Femusc chega aos 21 anos

Clique aqui e receba as notícias no Whatsapp
Femusc chega aos 21 anos

O Femusc chega aos 21 anos em grande estilo e com um motivo especial para comemorar: além da maioridade do festival, a edição de 2026 também presta uma bela homenagem aos 150 anos de Jaraguá do Sul. E o presente para a cidade vem em forma de muita música boa!

O 21º Festival Internacional de Música de Santa Catarina acontece de 11 a 24 de janeiro de 2026 e promete movimentar Jaraguá do Sul com mais de 200 concertos gratuitos, além de uma programação intensa de aulas, oficinas e atividades culturais. O evento se consolida, mais uma vez, como o maior festival-escola de música erudita da América Latina.

Neste ano, o Femusc reúne jovens talentos de 21 países e 18 estados brasileiros, com um crescimento de 20% no número de inscrições em relação à edição anterior. É música cruzando fronteiras e conectando culturas, tudo isso bem aqui na cidade.

Segundo a presidente do Instituto Femusc, Monika Hufenüssler Conrads, o festival segue se reinventando:
“Chegar aos 21 anos é mais do que comemorar o tempo, é se permitir ousar, preencher lacunas e conectar pessoas. Em 2026, o Femusc entrega um presente musical à altura dos 150 anos de Jaraguá do Sul.”

A diversidade cultural é um dos grandes destaques desta edição. Pela terceira vez, o festival recebe participantes de Moçambique, além de estreias de alunos da Macedônia do Norte e da Rússia. Países como Chile e Peru aparecem com forte presença, ao lado de representantes da América do Norte, América Latina, Europa e Oceania.

No Brasil, a pluralidade também chama atenção. São participantes de todas as regiões, com destaque para São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de alunos vindos do Norte ao Nordeste do país.

A programação vai muito além das salas de aula. O público poderá conferir séries como Grandes Concertos, Recitais de Câmara, Piano Masters, Canto Lírico e apresentações em espaços públicos da cidade, levando a música para perto das pessoas. Tudo gratuito.

Um dos momentos mais aguardados será a estreia da ópera brasileira “Onheama”, de João Guilherme Ripper, inspirada em uma lenda amazônica e adaptada aos desafios do mundo atual — um presente especial do festival para Jaraguá do Sul.

Com centenas de obras no repertório, incluindo compositores clássicos, contemporâneos, latino-americanos e mulheres compositoras, o Femusc reafirma seu papel de formar músicos, espalhar cultura e transformar vidas por meio da música.

O Femusc é uma realização do Instituto Femusc, em parceria com a Scar.

? Mais informações: femusc.com.br

Moa Gonçalves

Moa Gonçalves

Colunista e fundador da Revista Nossa, acumula mais de 35 anos de experiência no empreendedorismo e na comunicação. Assina a coluna social do Correio do Povo, o jornal diário mais antigo de Jaraguá do Sul e do Portal Nossa, e construiu uma trajetória sólida na imprensa regional. No currículo, estão a edição do semanário Jaraguá News e a apresentação do Programa do Moa, exibido no SBT, Record e RedeTV!. Como empresário, também está à frente da Mix Camisetas Personalizadas, da Moah Painéis de LED e Outdoor e da Mob Eventos, apostando em nichos de mercado até então pouco explorados na região.

Clique e assine a Revista Nossa!

Você também pode gostar

ASSINE AGORA
A Revista Impressa