Siga-nos
Cultura

Projeto A Fada Sonhadora celebra 10 anos com circulação por seis cidades de Santa Catarina e Mostra de Contadores de Histórias em Blumenau

Clique aqui e receba as notícias no Whatsapp
Projeto A Fada Sonhadora celebra 10 anos com circulação por seis cidades de Santa Catarina e Mostra de Contadores de Histórias em Blumenau
A programação começa no dia 25 de setembro, com os espetáculos Histórias Reviradas, de Karina Schramm, de Gaspar; Histórias Fora da Caixa, de Natália Curioletti, de Ilhota; e Eu Conto: Histórias Africanas - Anansi, com Allan Antonio, de Gaspar

Literatura, imaginação e contação de histórias em destaque: O projeto A Fada Sonhadora - 10 Anos celebra uma década de trajetória com uma programação gratuita dedicada à infância, à literatura e à arte de contar histórias. Entre setembro e outubro, a iniciativa promove 12 apresentações do espetáculo A Fada Sonhadora em Centros de Educação Infantil de seis municípios de Santa Catarina e realiza uma Mostra de Contadores de Histórias com seis espetáculos e uma oficina formativa no Teatro Carlos Gomes de Blumenau (TCGB).


A Circulação do espetáculo será realizada de 15 de setembro a 9 de outubro nos municípios de Guabiruba, Apiúna, Massaranduba, Ilhota, José Boiteux e Witmarsum, com apresentações destinadas principalmente a crianças de 1 a 6 anos. A proposta é ampliar o acesso à literatura e às artes narrativas, especialmente em municípios que historicamente não receberam apresentações do espetáculo.


Baseado no livro de Nana Toledo, A Fada Sonhadora tem como proposta incentivar a leitura, a imaginação e o contato das crianças com a narrativa. A comemoração dos 10 anos do espetáculo amplia essa trajetória por meio de ações de circulação, formação e intercâmbio cultural.


“Celebrar uma trajetória de 10 anos é motivo de uma alegria imensa. Saber o quanto já trilhamos e o quanto ainda iremos trilhar nos fortalece enquanto trabalhadoras da cultura. Não poderíamos deixar de comemorar com o público e a plateia que fazem parte dessa caminhada. Por isso, além da circulação pelos Centros de Educação Infantil e da oficina, teremos a Mostra de Contadores de Histórias como mais um momento de celebração, ao lado de outros fazedores de cultura da região e do estado. Um grande encontro que somente projetos viabilizados por meio de incentivos, como este, podem proporcionar”, declara a atriz e coordenadora geral do projeto, Ruth Rodrigues.


Em Blumenau, a Mostra será realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, no Salão Centenário e na Praça do Teatro Carlos de Gomes de Blumenau (TCGB), reunindo artistas de Blumenau, do Vale do Itajaí e de outras regiões de Santa Catarina. 


A programação começa no dia 25 de setembro, com os espetáculos Histórias Reviradas, de Karina Schramm, de Gaspar; Histórias Fora da Caixa, de Natália Curioletti, de Ilhota; e Eu Conto: Histórias Africanas - Anansi, com Allan Antonio, de Gaspar.


No dia 26 de setembro, a programação segue com Cirandinha, de Nana Toledo; A Fada Sonhadora, com Lu May e Ruth Rodrigues; e Histórias para Criar Coragem, da Cia. Contacausos, de Chapecó.


Encerrando a programação, no dia 27 de setembro, será realizada a oficina "Contar Histórias - Horizontes para o Milmaravilhoso”, ministrada por Josiane Geroldi, da Cia. Contacausos. Com carga horária de oito horas, a formação é destinada a professores, educadores, contadores de histórias, artistas, bibliotecários e demais interessados na arte da narração. Inscrições gratuitas pelo Sympla.


Todas as atividades do projeto são gratuitas. As ações contam com recursos de acessibilidade, incluindo profissional de tradução e interpretação em LIBRAS. A Mostra contará também com audiodescrição (AD). Na circulação pelos Centros de Educação Infantil, pelo menos uma apresentação terá o recurso, com possibilidade de ampliação conforme a necessidade sinalizada pelas instituições.


Este projeto foi viabilizado por meio da Lei nº 17.942 de 12 de maio de 2020, e conta com apoio do Instituto Krona e o incentivo de Condor, Copapel, Grupo Krona, Kyly e Nidec. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/afadasonhadora


SERVIÇO

Projeto A Fada Sonhadora - 10 Anos

Circulação do espetáculo A Fada Sonhadora

De 15 de setembro a 9 de outubro de 2026

Em Guabiruba, Apiúna, Massaranduba, Ilhota, José Boiteux e Witmarsum

Acesso: gratuito e voltado aos alunos das instituições contempladas

Acessibilidade: as apresentações contarão com tradução e interpretação em LIBRAS. 


PROGRAMAÇÃO

Dia 15 de setembro, em Guabiruba

Às 9h e  às 14h, na Escola de Educação Infantil Tia Angélika.

Dia 17 de setembro, em Apiúna

Às 9h30 e às 13h30, na Escola Infantil Eli Terezinha Coelho Stahnke.

Dia 29 de setembro, em Massaranduba

Às 9h, no Centro de Educação Infantil Mundo Infantil.

Às 15h, no Centro de Educação Infantil Hulda Cardoso.

Dia 1 de outubro, em Ilhota

Às 8h30 e às 14h, no Centro de Educação Infantil Professora Gianna.

Dia 8 de outubro, em José Boiteux

Às 8h30 e às 13h30, no Centro de Educação Infantil Branca de Neve.

Dia 9 de outubro, em Witmarsum

Às 9h, na Creche Municipal Professora Rosane Luisa Schutze de Mello.

Às 14h, na Escola de Educação Básica Senhora das Graças.

Acessibilidade: as apresentações contarão com tradução e interpretação em LIBRAS. Pelo menos uma das apresentações com audiodescrição (AD). 


Mostra de Contadores de Histórias

Nos dias: 25, 26 e 27 de setembro de 2026

Local: Salão Centenário e na Praça do Teatro Carlos Gomes de Blumenau (Rua XV de Novembro, 1.181, Centro)

Entrada: gratuita e aberta à comunidade.

Classificação: Livre.

Acessibilidade: as apresentações contarão com tradução e interpretação em LIBRAS e audiodescrição (AD). Oficina contará com tradução e interpretação em LIBRAS.


PROGRAMAÇÃO

Dia 25 de setembro (sexta-feira)

Às 9h30:  Histórias Reviradas, com Karina Schramm (Gaspar/SC)

Duração: 30 minutos

Classificação: Livre

Local: Teatro Carlos Gomes de Blumenau.

Ingressos: gratuitos, mediante retirada antecipada pelo Sympla: www.sympla.com.br/evento/historias-reviradas---mostra---a-fada-sonhadora-10-anos/3552290

Lotes: 2º lote, dia 14 de setembro; 3º lote, dia 24 de setembro.

Às 14h30: Histórias Fora da Caixa, com Natália Curioletti  (Ilhota/SC)

Duração: 45 minutos

Classificação: Livre

Recomendação: a partir de 4 anos

Local: Teatro Carlos Gomes de Blumenau.

Ingressos: gratuitos, mediante retirada antecipada pelo Sympla: www.sympla.com.br/evento/historias-fora-da-caixa---mostra---a-fada-sonhadora-10-anos/3552078

Lotes: 2º lote, dia 14 de setembro; 3º lote, dia 24 de setembro.

Às 19h30: Eu Conto: Histórias Africanas - Anansi, com Allan Antonio (Gaspar/SC)

Duração: 35 minutos

Classificação: Livre

Local: Teatro Carlos Gomes de Blumenau.

Ingressos: gratuitos, mediante retirada antecipada pelo Sympla: www.sympla.com.br/evento/eu-conto-historias-africanas---anansi---mostra---a-fada-sonhadora-10-anos/3552090

Lotes: 2º lote, dia 14 de setembro; 3º lote, dia 24 de setembro.

Dia 26 de setembro (sábado)

Às 10h30: Cirandinha, com Nana Toledo (Blumenau/SC)

Duração: 45 minutos

Classificação: Livre

Local: Na Praça do Teatro Carlos Gomes de Blumenau.

Ingressos: gratuitos, mediante retirada antecipada pelo Sympla: www.sympla.com.br/evento/cirandinha---mostra---a-fada-sonhadora-10-anos/3552101

Lotes: 2º lote, dia 14 de setembro; 3º lote, dia 24 de setembro.

Às 16h: A Fada Sonhadora, com Lu May e Ruth Rodrigues (Blumenau/SC)

Duração: 25 minutos

Classificação: 1 a 6 anos

Local: Teatro Carlos Gomes de Blumenau.

Ingressos: gratuitos, mediante retirada antecipada pelo Sympla: www.sympla.com.br/evento/a-fada-sonhadora---mostra---a-fada-sonhadora-10-anos/3552108

Lotes: 2º lote, dia 14 de setembro; 3º lote, dia 24 de setembro.

Às 18h: Histórias para Criar Coragem, com a Cia. Contacausos (Chapecó/SC)

Duração: 50 minutos

Classificação: Livre

Local: Teatro Carlos Gomes de Blumenau.

Ingressos: gratuitos, mediante retirada antecipada pelo Sympla: www.sympla.com.br/evento/historias-para-criar-coragem---mostra---a-fada-sonhadora-10-anos--copia/3552113

Lotes: 2º lote, dia 14 de setembro; 3º lote, dia 24 de setembro. 

Dia 27 de setembro (domingo)

Das 9h às 12h e 13h às 18h: Oficina "Contar Histórias - Horizontes para o Milmaravilhoso”

Ministrante: Josiane Geroldi - Cia. Contacausos

Carga horária: 8 horas

Público-alvo: professores, educadores, contadores de histórias, artistas, bibliotecários e demais interessados na arte de contar histórias.

Local: Sala B, Teatro Carlos Gomes de Blumenau.

Inscrições: gratuitas, mediante inscrição antecipada pelo Sympla: www.sympla.com.br/evento/oficina-contar-historias---horizontes-para-o-milmaravilhoso---mostra/3552123

Lotes: 2º lote, dia 14 de setembro; 3º lote, dia 24 de setembro.


FICHA TÉCNICA

Projeto A Fada Sonhadora - 10 Anos

Coordenação geral: Ruth Rodrigues

Produção geral: Camila Pimenta

Produção executiva: Soi Produção Cultural

Produção: Soi Produção Cultural e Luciana May

Elenco: Ruth Rodrigues e Luciana May

Fotografia e vídeo: Rodrigo Parucker

Identidade visual e redes sociais: Jowe Schurt

Iluminação: Gel Iluminação Cênica

Sonorização: S4 Sonorização

Assessoria jurídica: Nanashara Piazentin

Acessibilidade LIBRAS: Cynthia Philippi e Valdemétrius Castro Neris

Audiodescrição (AD): Ouvindo Imagens

Assessoria de imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte (NPCA).


Redação Revista Nossa

Redação Revista Nossa

Há mais de 26 anos, a Revista Nossa conecta pessoas, empresas e histórias que movimentam Jaraguá do Sul e região. Fundada por Moa Gonçalves, tornou-se uma das principais referências em comunicação no Norte de Santa Catarina. Hoje, o Grupo Nossa reúne revista impressa, portal de notícias, redes sociais, mídia exterior e eventos, oferecendo informação de qualidade e soluções de comunicação para fortalecer marcas e aproximar empresas da comunidade. Com credibilidade construída ao longo de mais de duas décadas, seguimos cumprindo nossa missão de informar, conectar e impulsionar o desenvolvimento regional.

Clique e assine a Revista Nossa!

Você também pode gostar

ASSINE AGORA
A Revista Impressa