Siga-nos
Gastronomia

Rabada Especial do Mr. Hari do Restaurante Beira Rio

Clique aqui e receba as notícias no Whatsapp
Rabada Especial do Mr. Hari do Restaurante Beira Rio
Tudo começa na escolha dos ingredientes. A rabada é selecionada com rigor, garantindo qualidade e procedência. Esse cuidado é uma marca registrada do chef, que mantém o mesmo padrão de excelência em todos os insumos utilizados em sua cozinha

Notinha do Tato Branco

O Restaurante Beira Rio Clube de Campo, sob o comando do talentoso Mr. Hari, vem se destacando pelos sabores marcantes de seus pratos e por um buffet diversificado, com acompanhamentos, saladas, legumes e sobremesas que agradam a todos os paladares.

Entre as diversas opções servidas de terça-feira a domingo, o grande destaque do dia é a Rabada Especial com Polenta Jaraguá e Linguiça Java uma combinação tradicional, saborosa e cheia de personalidade.

Tudo começa na escolha dos ingredientes. A rabada é selecionada com rigor, garantindo qualidade e procedência. Esse cuidado é uma marca registrada do chef, que mantém o mesmo padrão de excelência em todos os insumos utilizados em sua cozinha.


Harmonização

A rabada harmoniza perfeitamente com uma English IPA, que atua como uma verdadeira “faca sensorial”, limpando a gordura do prato a cada gole.

Os lúpulos ingleses criam uma ponte aromática herbal, combinando com temperos como louro, chimichurri e páprica. O uso de shoyu e caldo concentrado intensifica o sabor umami, enquanto o leve dulçor maltado equilibra o conjunto, evitando um amargor excessivo.


O vinho tinto seco adiciona taninos, leve acidez e notas frutadas mais secas. Já a English IPA, menos frutada que a American IPA, mantém a elegância da harmonização, sem gerar conflitos aromáticos.

Ingredientes (para 5 kg de rabo bovino)

5 kg de rabo bovino cortado nas juntas e limpo

Água quente para escaldar

100 ml de azeite

1 colher de açúcar

Páprica doce, defumada e picante (qualidade Temperex)

Molho shoyu (a gosto)

5 cebolas picadas (ou a gosto)

8 dentes de alho amassados (ou a gosto)

20 g de pimenta dedo-de-moça

Sal Temperex (a gosto)

Folhas de louro Temperex (a gosto)

4 kg de tomates maduros, sem sementes (ou a gosto)

3 litros de caldo de carne (ou a gosto)

150 ml de vinho tinto seco (ou a gosto)

Salsinha e cebolinha para finalizar

Agrião a gosto

Modo de preparo

Dica do Mr. Hari

Esta receita leva, em média, duas horas e meia de preparo.

Escalde bem os pedaços de rabo com água quente, repetindo o processo duas vezes.

Escorra e retire o excesso de gordura.

Em uma panela de ferro ou alumínio fundido, aqueça o azeite, adicione a carne, polvilhe o açúcar e deixe dourar em fogo médio.

Após dourar bem, acrescente o sal, cebola, alho, louro, tomate, chimichurri, pápricas, molho shoyu e o vinho tinto seco.

Refogue bem e comece a adicionar o caldo de carne aos poucos, uma concha por vez, deixando sempre evaporar antes de adicionar mais. Mexa constantemente para evitar que grude no fundo.

Cozinhe por cerca de duas horas e meia, mantendo a panela tampada na maior parte do tempo para garantir maciez e um molho encorpado.

Ajuste o sal, finalize com cheiro-verde e sirva.

Sugestão de acompanhamento

Essa iguaria preparada pelo Mr. Hari fica perfeita com:

Polenta Jaraguá

Linguiça campeira Java

Salada de agrião

Bom apetite!

Tato Branco

Tato Branco

O Cozinheiro dos Amigos

Clique e assine a Revista Nossa!

Você também pode gostar

ASSINE AGORA
A Revista Impressa