Quem pretende trocar os estúdios pelos palanques está com os dias contados diante das câmeras e dos microfones. A partir da próxima terça-feira (30), apresentadores e comentaristas de rádio e televisão que são pré-candidatos às eleições deverão deixar temporariamente suas funções nas emissoras, conforme determina a legislação eleitoral.
A regra busca garantir equilíbrio na disputa, evitando que possíveis candidatos utilizem a exposição diária na mídia como vantagem durante o período pré-eleitoral. Com isso, rostos e vozes já conhecidos do público terão de se despedir dos programas para mergulhar de vez na rotina de campanha.
Para muitos, será a troca do estúdio pelo corpo a corpo, do roteiro pelo discurso improvisado e da audiência medida em pontos para a aprovação medida nas urnas. Afinal, uma coisa é convencer o público do outro lado da tela; outra bem diferente é conquistar votos nas ruas.
Nos próximos dias, o público deve notar mudanças na programação de diversas emissoras. Alguns comunicadores darão lugar a substitutos, enquanto outros passarão a dedicar seu tempo integral à construção de suas candidaturas.
Como diz o velho ditado da política, chegou a hora de testar se o sucesso no rádio e na TV também rende aplausos fora do estúdio.