Principais problemas evidenciados em edificações de Jaraguá do Sul e região

data 20 de outubro de 2023

Essa será minha última coluna deste ano, mas em 2024 estaremos de volta

Olá, pessoal, tudo bem? Essa será minha última coluna deste ano, mas em 2024 estaremos de volta. Então, queria deixar aqui o meu alerta quanto aos principais problemas que tenho encontrado em Jaraguá do Sul e região no momento em que a Soder Engenharia é chamada para realizar um orçamento ou serviço.

Segurança em trabalhos em altura: em muitos prédios, os funcionários que vão descer por rapel na fachada não possuem condições adequadas para realizar os trabalhos com segurança. Além deles descerem, precisam segurar os equipamentos que utilizarão e ainda realizar a tarefa. Então, o mínimo que é preciso é segurança. O correto e normativo é ter argolas de segurança ancoradas em estrutura de concreto armado para amarração das cordas. Essas argolas precisam ser instaladas e testadas, com apresentação do laudo de arrancamento e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Muitas pessoas acreditam que amarrar cordas em duto de churrasqueira, caibros de telhado e pilares é o suficiente, porém não está correto. Se acontecer uma queda, o condomínio poderá ser responsabilizado criminalmente por permitir a realização dos serviços dessa maneira.

Falta de profissional habilitado em obras e reformas: obras grandes, como revitalização predial, manutenção de fachadas e alterações significativas de infraestrutura são alguns dos exemplos em que por vezes não encontramos um profissional habilitado. Como o barato sai caro, obviamente haverá algum problema por não tem um responsável técnico orientando e se responsabilizando por esses serviços.

No mês de agosto, a Soder Engenharia foi chamada duas vezes por condomínios que estavam com problemas contratuais com funcionários terceirizados que não estavam cumprindo o combinado. Pagamentos adiantados e serviços atrasados e sem fiscalização estavam entre as reclamações. Obviamente quem mais sai perdendo são os moradores.

Outro problema são as reformas sem acompanhamento técnico dentro dos apartamentos e sem o conhecimento do condomínio. Internamente passam infraestruturas importantes de uma edificação, como por exemplo prumadas pluviais, dutos de churrasqueira e infraestrutura de gás que não podem ser atingidas ou alteradas sem análise prévia de projeto e aprovação do responsável técnico. Impactos como quebrar e derrubar paredes, retirar pisos, entre outros também necessitam de acompanhamento técnico e de entrega de ART de acordo com a NBR 16280/2014 Reforma em Edificações. Se houver denúncia de algum morador devido ao barulho excessivo, desorganização ou outro problema, o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Agronomia) poderá notificar o condomínio e parar a obra.

Falta de manual de uso e operação do imóvel: no momento de uma análise do imóvel durante a investigação patológica, é necessário coletar informações executivas deste local. Imagens das passagens das tubulações hidráulicas e materiais utilizados (especificações) são informações que mais faltam no momento da inspeção. Este assunto inclusive abordamos na coluna do mês anterior.

Esses são os problemas que mais encontramos no nosso dia a dia. Importante os administradores de condomínio estarem cientes e explanarem aos moradores sobre a importância da segurança durante trabalhos em alturas e a necessidade de acompanhamento de profissional habilitado. Essa economia por vezes buscam poderá ser um problema no decorrer do tempo.

A Soder Engenharia pode lhe ajudar e ficamos à disposição. Voltaremos por aqui em 2024!

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia