Com passagens por até R$ 200, o programa Voa Brasil oferece aos aposentados do INSS opções de voos para cidades em todos os estados brasileiros. Desde seu lançamento, há cerca de 50 dias, o programa já reservou aproximadamente 10 mil passagens.
Noticias relacionadas
Criado pelo Governo Federal e gerido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o Voa Brasil é o maior programa de inclusão social da aviação civil. O número de cidades atendidas cresceu 16%, passando de 60 para 70, com 39 aeroportos (cerca de 56%) localizados em cidades de médio e pequeno porte.
Destinos mais procurados
Embora os grandes centros urbanos sejam os principais destinos, as cidades de médio e pequeno porte, como Santarém (PA), Porto Seguro (BA), Campinas (SP), Sinop (MT) e Foz do Iguaçu (PR), têm atraído cada vez mais aposentados.
Cidades regionais mais procuradas:
- Norte: Santarém, Marabá, Altamira
- Nordeste: Porto Seguro, Juazeiro do Norte, Petrolina
- Sudeste: Campinas, Uberlândia, Montes Claros
- Centro-Oeste: Sinop, Bonito, Goiânia
- Sul: Foz do Iguaçu, Caxias do Sul, Curitiba
Principais destinos
Os voos mais frequentes foram para São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Aproximadamente 45% dos voos foram para o Sudeste e 40% para o Nordeste. São Paulo foi o destino mais popular, com quase 20 aeronaves lotadas vindas de 47 municípios. O Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, recebendo mais de sete aeronaves de 25 cidades.
Fortaleza, no Ceará, se destacou como a cidade mais procurada do Nordeste.
Cidades mais procuradas por região:
- Norte: Manaus, Belém, Santarém
- Nordeste: Fortaleza, Recife, Salvador
- Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte
- Centro-Oeste: Brasília, Campo Grande
- Sul: Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Voa Brasil está ajudando a aumentar o número de passageiros no transporte aéreo. “Esse é um programa que foi construído com muito diálogo e não envolve recurso público para a oferta dos bilhetes, num debate de sensibilização com as empresas aéreas. A gente quer incluir brasileiros que não viajam pelo Brasil. Turistas que possam voar para visitar parentes, rever amigos, conhecer de Norte a Sul o nosso país”, afirmou.
Além disso, o Ministério de Portos e Aeroportos planeja lançar a segunda etapa do programa Voa Brasil no primeiro semestre de 2025, beneficiando estudantes de instituições de ensino público. “Estamos trabalhando para organizar a segunda fase do Voa Brasil, no qual a gente avalia a possibilidade de incluir alunos do Pronatec, do Prouni, e outros segmentos da juventude brasileira”, disse Costa Filho.