Uma planilha que expõe avaliações de trabalhos feitos por influenciadores digitais viralizou na última quinta-feira (23/01). O arquivo conta com relatos de pessoas que supostamente trabalharam com os famosos. A tabela conta com seis colunas principais: nome do influenciador; identificação da rede social; nota (que varia de 1, para as avaliações negativas, a 10, para as positivas); quando o trabalho foi realizado; como foi trabalhar com o influenciador; e conselhos para colegas da área.
Noticias relacionadas
O conteúdo da planilha expõe questões como cumprimento de prazos e orientações, relação com assessorias, comportamento do famoso e engajamento ou conversões obtidas com a parceria. Enquanto nomes como Juliette, Iza, Sabrina Sato, Jade Picon e Gil do Vigor foram elogiados no documento, outros concentram um elevado número de críticas.
Entre os mais citados nos comentários negativos está a influenciadora de moda Malu Borges, que se posicionou sobre o assunto nas redes sociais. Em vídeo publicado em sua conta secundária no TikTok (@maluborgesm2), a criadora de conteúdo afirmou que vai aproveitar as avaliações para extrair aprendizados. A publicação oficial do posicionamento soma 1,9 milhão de visualizações.
“Para mim é muito importante conseguir ter esse feedback […]. Hoje, eu como criadora de conteúdo, com certeza a minha maior dificuldade é conseguir seguir os meus feelings, a minha intuição, agradar a minha comunidade, criar um conteúdo que a minha comunidade ama e fazer esse match perfeito, cocriar com as marcas, é a maior dificuldade”, disse Malu Burges, que conta com 5,9 milhões de seguidores em sua conta principal no TikTok.
Outros influenciadores, como Alvaro (@alvxaro) e Rafa Uccman (@rafaeluccman), reagiram às avaliações nos stories do Instagram. “É super verdade isso aqui, eles me contrataram para fazer essa presença, rolou um tumulto, que é o que eles queria [sic], só que o povo não entrou dentro do estande, o povo queria ficar lá fora”, disse Uccman sobre uma crítica ao seu comportamento em um evento. Alvaro também admitiu parte das críticas, como as relativas a atrasos, e rebateu apontamentos sobre sua relação com sua equipe.