Propaganda bilionária de Lula vira denúncia no TCU: A farra do marketing governamental

data 12 de março de 2025

Falar bem do Governo Lula custa muito caro.

O governo Lula (PT) está com a mão no bolso… e, aparentemente, gastando mais do que o necessário. Uma denúncia feita ao Tribunal de Contas da União (TCU) levanta a suspeita de “malversação de gastos” após a Folha de S.Paulo revelar que a gestão petista deve gastar R$ 3,5 bilhões somente em 2025 com propaganda. E olha que a popularidade do governo anda mais para o lado da “rejeição” do que da “promoção”, hein?

O deputado Sanderson (PL-RS) entrou com a denúncia pedindo que o TCU passe o famoso pente fino nos gastos, já que a farra publicitária aumentou em mais de R$1 bilhão nos últimos dois anos. Se o governo Bolsonaro gastava cerca de R$2,5 bilhões, agora o crescimento da farra promocional vai ser de 40%. De R$ 2,5 bilhões para R$ 3,5 bilhões? E sem contar o recheio de novos anúncios sobre o governo de quem… bem, ainda não agradou a muita gente.

Com os bolsos cheios, quem são os felizes?

Só a Secretaria de Comunicação da Presidência terá direito a nada menos do que R$ 562,5 milhões para continuar a autopromoção. E não para por aí: outros 20 órgãos do governo Lula terão mais de R$3 bilhões para torrar em propaganda. Tá com a grana toda, né?

Na prática, o que dizem os denunciantes?

A denúncia afirma que o governo está mais interessado em autopromover-se do que em seguir os princípios da administração pública, como eficiência e legalidade. E quem paga a conta, você já sabe, né? O bolso do contribuinte.

“Narrativa se compra”

Para o vereador Rubinho Nunes (União-SP), falar bem do governo custa caro. “Falar bem do governo tem custo: R$ 3,5 bilhões pra encher os bolsos da imprensa amiga”. E, segundo ele, a frase mais certeira é: “Lula não governa, compra narrativa!”. Afinal, com tanto dinheiro, quem não adoraria ser a estrela do marketing?

Enquanto isso, a promessa de “mudanças radicais” parece ter virado um desfile de anúncios. Só que desta vez, no lugar das mudanças, vem a promoção.

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