O Grupo Menegotti, com sede em Jaraguá do Sul, comemorou seu 84º aniversário neste dia 25 de maio. As celebrações pela trajetória, iniciada em 1940, também se estendem esse ano à conclusão do processo de Recuperação Judicial da empresa, finalizado em abril. O período desafiador foi transformado em uma jornada positiva, marcada por importantes conquistas que agora impulsionam o Grupo rumo a novos sucessos. A companhia compartilha atualmente o status de líder em vendas de betoneiras em todo o continente americano, sendo uma referência na fabricação de máquinas para construção civil, movimentação de cargas e equipamentos para casa e campo. Fatores como transparência ao cliente e o foco no atendimento estão entre os grandes diferenciais do atual momento da empresa, que hoje dispõe de unidades nas cidades de Jaraguá do Sul e Corupá, no Sul do Brasil, e em Atlanta, nos Estados Unidos.
Noticias relacionadas
A empresa familiar está sob o comando da sua quarta geração, com Pauline Menegotti atuando há oito anos como CEO. Entretanto, trabalhando há mais de 15 anos na Menegotti, ela revela que nem sempre houve a certeza sobre assumir a liderança do Grupo, devido à sua juventude e falta de experiência. Após um período de maior profissionalização na empresa, a família decidiu que seria benéfico ter um membro da família novamente à frente dos negócios, mantendo ao mesmo tempo as melhores práticas de governança. Um Plano de Sucessão foi então estabelecido, em colaboração com o departamento de Recursos Humanos e o Conselho, estipulando marcos e oportunidades importantes para aprender sobre o negócio e crescer pessoalmente. “Com o falecimento do meu pai, Eduardo Horn, e com minha mãe Mércia Menegotti à frente do conselho, tive uma inspiração feminina e uma mulher de força como exemplo a ser seguido”, comenta a CEO.
A forte influência rendeu-lhe grande motivação, levando Pauline a alcançar resultados significativos à frente dos negócios. Entre 2021 e 2023, a empresa experimentou um crescimento expressivo, dobrando de tamanho e alcançando recordes de faturamento. Atualmente, o Grupo Menegotti opera com quatro unidades, duas delas focadas na produção e outras duas dedicadas à distribuição. Nos planos de Pauline para o futuro do Grupo Menegotti, a área de distribuição assume um papel estratégico, visando aprimorar o atendimento ao cliente e a eficiência na entrega. “Queremos ser cada vez mais reconhecidos por atender de forma diferenciada a necessidade dos nossos clientes”, coloca. Com vários produtos certificados, a cada ano, inovações surgem no catálogo para surpreender o mercado e expandir a atuação do Grupo Menegotti ainda mais. “Queremos ser líderes na América em nossas linhas de atuação. Estamos arrojando no desenvolvimento de novos produtos para ser referência em mix de produtos para a construção civil”, completa.
Além de se destacar pela qualidade dos produtos voltados para o mercado da construção civil, a Menegotti também tem procurado se destacar pelo relacionamento dinâmico com seus funcionários. De acordo com a CEO, o crescimento do grupo vem sendo o resultado de uma estratégia bem planejada e de uma equipe comprometida, com metas claras estabelecidas e acompanhadas de perto por todos os colaboradores. “Me motivo vendo as pessoas crescerem junto com o negócio e também por manter o negócio em pleno crescimento e saudável”, destaca. Contudo, para ela, um dos principais desafios da gestão tem sido a administração de pessoas – mantendo talentos, mantendo-os engajados e aproveitando ao máximo o potencial de cada um.
Em vista disso, o Grupo Menegotti segue empenhado em transformar a vida de seus colaboradores com práticas socioprodutivas e programas de bem-estar. Para fortalecer os vínculos e proporcionar novas formas de integração, o Grupo Menegotti lançou o programa BEM (Bem-estar Menegotti) como parte de sua estratégia ESG em 2024. “Está cada vez mais claro como todas as nossas ações estão interligadas e como o que fazemos na empresa afeta diretamente o desenvolvimento ao nosso redor, impactando nossos stakeholders”, explica. Uma das principais áreas de foco tem sido a implementação de ações voltadas para a saúde física e mental. Este ano, a empresa está concentrada em entender as preferências dos funcionários para aprimorar o programa a partir de 2025.