Prepare-se para uma experiência cultural inovadora! Nesta sexta-feira, 15 de novembro, o Parque Linear Vila Verde se transformará em um centro de criatividade e entretenimento com o Contêiner do Circuito Cultural. O projeto montará cena em Jaraguá do Sul, trazendo consigo um contêiner marítimo de 36m², convertido em um espaço multifuncional com cinema e biblioteca.
Noticias relacionadas
Uma das novidades da temporada será a realização de oficinas educativas para os participantes. “Além das atrações culturais, programamos ações incentivadoras para as comunidades, como marcenaria criativa, baú dos sonhos, brinquedos voadores, mosaico e reaproveitamento de materiais”, destaca a atriz Paula Bittencourt, da Malagueta Produções.
No espaço ocorrerão sessões do projeto Museus Virtuais, sessões de cinema e apresentações culturais, como o teatro “La Conquinta”, com Dale Circo, Palhaçada A La Carte, da Traço Cia; muita música com “Vivendo nos Sons”, com Marco Antônio Jaguarito, oficina de brinquedos voadores e muito mais. Além disto, o contêiner do Circuito Cultural também possui uma biblioteca com mais de 200 livros, jogos de tabuleiro e espaço de cinema.
Eventos culturais gratuitos, como o Circuito Cultural, têm uma grande relevância ao ampliar o acesso à cultura, oferecendo oportunidades para que pessoas de todas as idades e contextos possam participar de atividades artísticas, educativas e recreativas. Além de fomentar o engajamento da comunidade, contribui para fortalecer a identidade cultural local e promover a inclusão social. “Nosso objetivo é que todos se sintam bem-vindos, percebendo que a cultura é um direito de todos e deve estar ao alcance de todos”, reforça Paula Bittencourt.
A segunda etapa da temporada 2024 também ainda passará pelas cidades de Joinville e São José ao longo deste mês de novembro. As escolas interessadas em agendar atividades no contêiner do Circuito Cultural devem entrar em contato por meio do e- mail: circuitocultural.santacatarina@gmail.com
Incentivo
Para esta edição, o Circuito Cultural conta com a junção de duas grandes empresas catarinenses, a Portobello e a Cassol Centerlar, que possuem em comum um único propósito: a democratização do acesso à cultura, por meio da destinação de parte de seus tributos para viabilizar a realização desta ampla programação gratuita.
“Para nós da Portobello, sustentabilidade significa ter consciência de nossas ações, dos impactos de nossas escolhas e assumir o protagonismo de sermos parte integrante da sociedade e do ecossistema no qual vivemos. É criar conexões transparentes, inspiradoras e engajadoras com nosso ecossistema, valorizando as pessoas e sendo um agente de transformação nas comunidades onde estamos inseridos. Por isso, estamos muito felizes por estarmos ao lado de grandes parceiros como a empresa Cassol, incentivando a cultura catarinense. Acreditamos que através da educação, sustentabilidade e cultura podemos construir um futuro onde todos possam evoluir, juntos”, destaca Scheila Orlandi, coordenadora de sustentabilidade Portobello Grupo.
Já para o Gerente Geral Digital da Cassol Centerlar, Leonardo Foresti, apoiar projetos culturais é um compromisso e uma responsabilidade social da empresa. “Para nós da Cassol Centerlar é uma forma de contribuir para uma comunidade mais rica e vibrante por meio da valorização da arte e do talento local. Estamos entusiasmados em colaborar junto com a Portobello e parceiros em um projeto que fortalece a comunidade e inspira através da cultura”, destaca.
O Circuito Cultural é uma realização da Malagueta Produções; apoio institucional Instituto Maratona Cultural; patrocínio da Cassol Centerlar e Portobello, por meio do PIC – Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina.
PROGRAMAÇÃO CIRCUITO CULTURAL 2024 EM JARAGUÁ DO SUL
Local: Parque Linear Via Verde – R. Pref. Victor Bauer – Ilha da Figueira, Jaraguá do Sul
Dia 15 de novembro (sexta-feira / FERIADO)
10h – OFICINA Brinquedos Voadores
11h – TEATRO Aquelas que Moram nela (DENGO Produções)
15h – TEATRO Palhaçada a la carte (Traço Cia)
16h – OFICINA Brinquedos de Madeira
17h – MÚSICA Vivendo nos Sons (Marco Antônio Jaguarito)