Estimular a criatividade e a expressão artística através da cultura urbana é o objetivo da Escola SCAR de Hip Hop, cujas inscrições estão abertas até o dia sete de junho e podem ser feitas através do site da Sociedade Cultura Artística (scar.art.br).
As aulas são destinadas a jovens de dez a 17 anos, residentes de Jaraguá do Sul. Elas ocorrerão todas as sextas-feiras, das 17 às 19 horas, na unidade SCAR na Praça, localizada na rua Quintino Bocaiúva, 2, no Centro de Jaraguá do Sul. Os interessados devem escolher uma das quatro modalidades para fazer aula.
Conforme a produtora do projeto, Maria Luiza Schelbauer, o objetivo do projeto é realizar oficinas com os quatro eixos do hip hop, sendo eles breaking, DJ, grafite e MC.
“Dentro desse projeto, os alunos vão ter diversos conteúdos, palestras, eventos e apresentações que serão abertas ao público. O objetivo é fomentar as artes urbanas na cidade de Jaraguá do Sul”, comenta.
De acordo com o coordenador geral da Escola SCAR de Hip Hop, Kako Zapellini, durante os nove meses de aula, os alunos vão aprender características fundamentais de cada elemento do hip hop, além da importância de cada uma para formar o conjunto cultural.
“Esses elementos são importantes para o conjunto cultural, sendo que um movimento está conectado ao outro e impactam em diversos benefícios, bem como abranger conhecimentos em questões culturais e sociais”.
Para além das aulas, a intenção do projeto é fazer com que os alunos despertem o interesse nas artes urbanas e no universo do hip hop, buscando relacionar os conhecimentos obtidos no projeto com diversas áreas da sua vida.
O projeto Escola SCAR de Hip Hop é realizado pela SCAR através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a prefeitura de Jaraguá do Sul.