As várias faces de Jonathan Mandalho

data 20 de outubro de 2023

Dentista de destaque na região, ele foi convidado para assinar coluna na Revista Nossa apresentando o que existe de mais atual no ramo odontológico. Fora do consultório, porém, o profissional se dedica a diversas outras atividades e rotinas que você conhece aqui

Dentista, gestor, oficial militar da reserva, atleta, liderança em diversas entidades, ex-candidato a vereador… são tantas as atividades às quais Jonathan Mandalho dedica seu tempo que faltaria espaço para descrever. É como se o seu dia tivesse 30 horas ou mais. De todo modo, o polivalente encontrou espaço em sua agenda e a partir de novembro assina coluna de odontologia na Revista Nossa. Ele já é velho conhecido dos leitores, pois anos atrás realizou trabalho parecido em nossas páginas, mas agora promete muito mais novidades e o que existe de mais moderno e atual no setor.

Como todo bom profissional da área da saúde, ele não dispensa a participação em congressos, a leitura e estudo constante, e a apresentação de casos clínicos visando garantir a plena saúde bucal dos seus pacientes. Sua formação é em ortodontia e periodontia – com pós em estética, endodontia e implantes –, mas sua clínica, como o próprio nome já diz, adotou um conceito de integração e outros quatro profissionais dividem espaço com ele no intuito de oferecer um atendimento completo a todos que procuram por tratamento.

“Faço o atendimento clínico, mas atuo como gestor também. Além de fazer a avaliação de cada caso que chega aqui, bem como o planejamento dos protocolos de atendimento”, diz ele, afirmando que um dos segredos do sucesso é essa atuação em conjunto. Característica inerente a quem nasceu para liderar. Desde a juventude Jonathan buscou estar a frente de uma série de movimentos. Na faculdade (ele se formou na Estadual de Ponta Grossa/PR), dirigiu o centro acadêmico e o DCE (Diretório Central de Estudantes). Mais tarde, já em Jaraguá do Sul, presidiu o Rotary Club e se destacou também frente à Associação Brasileira de Odontologia (ABO – JS), também como presidente

Talvez todas essas experiências tenham o levado a se candidatar a vereador pelo MDB no ano de 2016. “Sempre gostei muito de política, mas confesso que essa experiência me deixou um tanto frustrado. Eu era um amador disputando com a elite, com políticos de carteirinha que têm a máquina na mão”, revela. Atualmente não pensa em uma nova candidatura, mas está filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). “Gosto de acompanhar os meandros políticos, de estar envolvido, mas não necessariamente ocupando um cargo”, reforça.

Aos 46 anos de idade, Jonathan Mandalho tem se esforçado para viver a vida de forma mais leve. No esporte, por exemplo, não treina mais para disputar pódios. O foco está totalmente no trabalho e não tem sobrado tempo suficiente para alcançar esse nível nas competições, mas ele não descuida do treino e da alimentação, afinal o triathlon é uma das provas que mais exige do atleta, já que engloba corrida, ciclismo e natação. Essa última, a sua predileta. A rotina de treinos, ainda que não busque grandes resultados, é puxada e a prática de ao menos um desses esportes, é diária.
“Sem neura!”, garante. Ele se diverte afirmando que como o gasto calórico das provas e treinamentos é intenso, dá até para se permitir tomar uma cervejinha de vez em quando. Claro, com moderação e sempre dando uma olhadinha na balança para não perder o controle. Afinal, ele gosta de se desafiar. Seu grande feito data de pouco antes da pandemia, quando durante uma viagem à cidade de Óbidos, no Pará, decidiu atravessar a nado o Rio Amazonas. O município é o ponto onde o maior rio do país tem a sua largura mais estreita – quatro quilômetros e assustadores 100 metros de profundidade. “Após conversas com alguns moradores da região, decidi fazer a travessia. Apesar do bom condicionamento, meus braços estavam travados ao final do percurso, já que a correnteza era muito forte”, detalha.

Recentemente ele participou do Troféu Brasil de Triathlon, em Santos, e tem mais uma prova agendada para dezembro antes de fechar o calendário de competições. Haja fôlego! Mas não acaba por aqui. Nos momentos de lazer – ele garante que sobra tempo pra isso –, gosta de viajar e pegar uma praia. Recentemente se matriculou em um curso de gastronomia para dar vazão a mais um de seus talentos e também estuda percussão em seus mais variados instrumentos. “Sou amante de música”, diz.

Ele realmente não para e a partir do mês que vem ainda ajuda você a se informar. Aguarde!

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia