Um alerta vermelho para onda calor, com previsão de temperaturas 5°C acima da média, deve atingir pelo menos sete estados, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O alerta foi divulgado na segunda-feira (06).
Noticias relacionadas
O aviso vale por pelo menos por cinco dias e há, segundo o órgão, risco para a saúde. O próprio Inmet define o grau de severidade do fenômeno como de “grande perigo”.
A onda de calor vai afetar os estados do Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
As localidades mais atingidas serão as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais.
O clima também esquentará nas cidades paulistas de Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Araraquara e Ribeirão Preto.
A meteorologista do Inmet Dayse Morais, explica que as causas disso estão ligadas ao bloqueio atmosférico, fenômeno que impede a chegada de uma frente fria, comum nessa época do ano.
Desde o final de abril, municípios do Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e de Goiás, oeste de São Paulo, noroeste do Paraná e Triângulo Mineiro têm sofrido com as altas temperaturas.
No início de maio, o fenômeno se deslocou para o leste, atingindo outras áreas da região Sudeste, inclusive o estado do Rio.
A previsão era que a situação perdurasse até domingo, mas o Inmet decidiu prorrogar o alerta até quinta-feira para algumas áreas.
Segundo o Ministério da Saúde, é importante evitar exposição direta ao sol das 10h até as 16h, usar roupas leves, que não retenham muito calor, aumentar o consumo de água e fazer refeições leves.