Prótese por cima ou por baixo do músculo?

data 20 de fevereiro de 2023

Conheça as mais variadas técnicas.

Uma pergunta frequente no consultório é em relação à técnica que será utilizada para colocação do implante de silicone. Se a prótese será colocada por cima ou por baixo do músculo. Essa escolha depende das características físicas de cada pessoa, da espessura da pele e do tamanho do tórax e das mamas.

Atualmente existem quatro planos de colocação dos implantes: subglandular, subfascial, submuscular e “dual plane”.

Subglandular: neste plano o implante é colocado entre o músculo peitoral maior e a glândula mamária.Usamos em pacientes com espessura de pele maior, tem uma recuperação mais breve e os implantes ficam um pouco mais marcados.

Subfascial: neste plano o implante é colocado na posição subglandular, porém abaixo da fáscia do músculo peitoral maior (membrana fina e transparente ou acinzentada que envolve os músculos). Este é mais utilizado do que o subglandular, pois confere uma cobertura um pouco melhor e mantém a glândula mamária mais estabilizada pela manutenção de boa parte dos ligamentos de sustentação.

Submuscular: neste plano a prótese é utilizada abaixo do músculo peitoral maior. Usamos principalmente em mulheres com pele fina e com irregularidades ósseas. Deixa o colo do seio menos marcado e o formato um pouco mais natural. É um pouco mais doloroso na primeira semana, causa mais inchaço e desconforto no pós-operatório inicial, mas tudo isso é contornado facilmente com o uso de medicamentos e um sutiã cirúrgico adequado.

Dual plane: nesta técnica utilizamos uma combinação dos planos submuscular e subglandular/subfascial. Na parte superior da mama a prótese é colocada submuscular e na parte inferior subglandular/subfascial. Com isso teremos uma maior cobertura da parte superior da mama e uma forma mais marcada na parte inferior.

Os cuidados pós-operatórios incluem restrição da amplitude dos movimentos dos braços, dieta rica em proteína e vitamina C e curativos adequados.

Cada uma das técnicas tem sua indicação precisa e vai depender da avaliação do seu cirurgião. Não existe uma técnica melhor do que a outra e sim a indicação correta para cada paciente.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia