Propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV inicia nesta sexta-feira (31)

data 22 de outubro de 2018

Panorama Político com Albino Flores. Fique Por Dentro de Tudo!

Propaganda eleitoral gratuita vai até o dia 04 de outubro.

 

download-1

 

O horário reservado à propaganda eleitoral gratuita veiculada nas emissoras de rádio e televisão teve início hoje, sexta-feira (31), conforme dispõe o Calendário das Eleições 2018 e a Lei das Eleições (nº 9.504/1997). No primeiro turno, o período vai até 4 de outubro e, caso haja segundo turno, de 12 a 26 de outubro.Para o primeiro turno, serão dois programas diários, de 25 minutos cada, veiculados de segunda-feira a sábado. Nas emissoras de rádio, o primeiro programa será das 7h às 7h25 e o segundo, das 12h às 12h25. Já na televisão, o primeiro horário será das 13h às 13h25 e o segundo, das 20h30 às 20h55. As propagandas dos candidatos aos cargos de governador, senador e deputado estadual ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras. Nas terças, quintas e sábados, acontecem as propagandas dos candidatos a presidente e deputado federal. Em caso de segundo turno, o horário será distribuído em dois programas diários veiculados de segunda-feira a sábado, sendo 10 minutos para candidatos ao cargo de presidente e 10 minutos para governador. Na rádio, o horário reservado será das 7h às 7h20 e das 12h às 12h20; na televisão, das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50.

607f2d_8aca1006919e4dbe9ddba74f3c30253c_mv2

Além dos programas fixos, as emissoras também reservarão espaço para inserções, distribuídas ao longo da programação. As inserções são pequenos programas de 30 ou 60 segundos, veiculados de segunda-feira a domingo, que totalizarão 70 minutos diários no primeiro turno e, no segundo, 25 minutos diários.A distribuição do tempo entre os partidos leva em conta os cálculos de proporcionalidade nos termos da Resolução do TSE nº 23.551/2017, e a ordem de transmissão foi determinada por sorteio, durante a elaboração do plano de mídia em reunião com os partidos políticos e emissoras na Sede do TRE-SC. Todas as tabelas referentes ao plano podem ser acessadas no site do Tribunal.

185482018082921

As proibições aos candidatos, partidos e emissoras em relação ao período estão dispostas no Manual de Propaganda Eleitoral, publicação elaborada pelo TRE-SC que sistematiza as normas legais que disciplinam as Eleições 2018.

 

 

Eleitor vota primeiro para deputado federal neste ano

 

urnas-1_1

 

A ordem será: deputado federal(4 números), deputado estadual (5 números)ou distrital, senador duas vezes(3 números), governador (2 números) e presidente (2 números).

 

Nas eleições deste ano, o eleitor começa a votar escolhendo o deputado federal (são 4 números). Até as eleições de 2014, o eleitor votava primeiro para deputado estadual (São 5 números) ou distrital. A mudança na ordem de votação foi aprovada pela Câmara em 2010 e pelo Senado em 2014. Mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a mudança não valeria para aquela eleição.  À época, o ministro Dias Toffoli afirmou que a implantação da mudança para as eleições de 2014 demandaria a liberação de nova versão de software, de treinamento, entre outros fatores. Para o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que encaminhou a votação do projeto na Câmara (PL 7522/10), a alteração é importante. “É o primeiro voto. É um voto mais voluntarioso, em que o eleitor está mais animado a votar. Ele abre a série de votações e estimula a ter uma participação maior do eleitor.” De acordo com as regras atuais, neste ano, a ordem de votação será: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador (são dois votos para o Senado), governador e, por fim, presidente da República. Campanhas informativas – O secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino, explica que o tribunal já está fazendo campanhas para informar o eleitor. “O eleitor tem uma sequência não lógica [para votar], que começa pelo deputado federal e depois vai para o deputado estadual. O TSE vai se encarregar de divulgar o máximo possível essa ordem de votações para que não haja prejuízo para o eleitor.” A resolução do TSE com os atos preparatórios para o pleito de 2018 determina ainda que deverão aparecer as fotos e os nomes dos candidatos na urna eletrônica. O eleitor digita o número do candidato e, na sequência, aparece a foto para confirmação.

adesivaço 964fbe48-f3be-4163-87e3-80940a8767ea

O candidato a deputado estadual,  Nilson Bylaardt, do MDB, realizou no dia 25 de agosto O DIA DO ADESIVAÇO. O Objetivo foi colocar a campanha na Rua. Nilson concorre com o número 15444.

Duplicação da SC 108

 

duplicacao

 

Foi realizada no dia 29 de agosto a Consulta Pública no salão da Igreja do Bairro Rio Branco, quando foi apresentado o anti-projeto da duplicação da SC 108 entre Guaramirim e Massaranduba. O projeto prevê a construção de 8 viadutos, 2 pontes, 6 PIP (passagem inferior para pedestres e uma passarela. De acordo com o vereador |Charles Longui(MDB), que participou da apresentação, a comunidade presente fez algumas sugestões e o anti-projeto poderá sofrer algumas adequações. A implementação da obra dependerá de recursos do BIRD, estimado em 250 milhões de reais.

Inauguração do comitê

 9e4672ae-4955-4d51-b5e1-3c4057d5b5d0

O Candidato a deputado Federal Carlos |Chidini –  1570 –  fará neste sábado, , dia 01 de setembro, as 09 horas, a inauguração do comitê de campanha, na Rua Epitácio pessoa, 383 (Antigo Arriba). Logo após está programado um Bandeiraço na área central da cidade.

Mariani defende investimento no campo e reforço no efetivo da segurança pública

 

convencao-mdb-2

Mauro Mariani

O candidato ao Governo pela coligação “Santa Catarina Quer Mais”, Mauro Mariani, defendeu investimentos nas áreas rurais de Santa Catarina, com a proposta de levar internet e energia trifásica para todas as 180 mil propriedades que se encontram fora das cidades. O emedebista propôs ainda parcerias com as prefeituras para levar asfalto ao campo e uma desburocratização das licenças ambientais. Na área da segurança, Mariani afirmou que fará a reposição anual dos 600 policiais militares que vão para a reserva todos os anos. E mais: disse que fará concursos para que Santa Catarina tenha mais dois mil militares nas ruas até o fim do próximo mandato, em 2022. As afirmações foram dadas durante o debate da rede Acaert, transmitido por 50 emissoras de todo o Estado.

O candidato do MDB aprofundou as propostas para a área da segurança pública. Ele afirmou ser necessário aprimorar o uso da tecnologia no setor, como uma forma de continuar a reduzir os índices de criminalidade, que começaram a cair a partir da posse de Eduardo Pinho Moreira como governador. Segundo o candidato, as ações mais simples são as mais efetivas: policial na rua e não ter medo de enfrentar as organizações criminosas. Disse também ser necessário manter o controle das fronteiras e integrar as redes pública e privada de câmeras, o que ajudará a melhorar a resolubilidade da autoria dos crimes. Mariani falou ainda sobre a reposição dos efetivos das polícias:

Na área da saúde, o ex-prefeito de Rio Negrinho reafirmou o seu compromisso de apoiar e fortalecer os hospitais de caráter regional. A proposta é simples: aprofundar a regionalização iniciada pelo secretário Acélio Casagrande, para trazer os serviços para mais perto das pessoas e levar mais conforto e condições de cura para os pacientes.

Por fim, Mariani relembrou a questão da evasão escolar no Ensino Médio, com quase 70 mil adolescentes fora da sala de aula, e disse que o tema exige uma comunhão de forças de todos os setores da sociedade a fim de evitar que se crie uma geração de excluídos:

“. Colocar todas as crianças na escola. Essa será uma bandeira nossa”.

 

Secretaria de Saúde estuda ampliar postos com contêineres

conteiner_saude2

A Secretaria de Saúde de Jaragfuá do Sul, planeja ampliar, até o início de 2019, sete unidades básicas de saúde com contêineres especiais. O objetivo é disponibilizar espaço para receber residentes de Medicina e também estagiários do curso de Medicina da Estácio de Sá. A abertura de crédito adicional no orçamento do Fundo Municipal de Saúde, no valor de R$ 230,2 mil, foi aprovada pela Câmara de Vereadores no dia 7 de agosto. Nesse valor, além da instalação de contêineres, também está incluída a compra de medicamento e fralda para distribuição gratuita.

conteiner_saude3

O projeto está em fase de elaboração e, de acordo com a diretora de Saúde, Níura Demarchi dos Santos, a meta é abrir o processo de licitação nas próximas semanas e ter os sete contêineres instalados até os primeiros meses de 2019. O estudo prevê contêineres de aproximadamente 30 m2, com isolamento térmico e acústico, sala de reuniões e sala específica para os agentes comunitários de saúde. “Como os residentes e estagiários de medicina precisam estar no mesmo ambiente que os profissionais de saúde das unidades, optamos por oferecer os contêineres aos agentes comunitários de saúde, que hoje dispõem de pouco espaço dentro das unidades”, explica Níura. As sete unidades básicas de saúde que estão aptas a receber a ampliação, sem necessidade de adaptações, são as dos bairros: Amizade, Amizade/Tifa Schubert, Águas Claras, Chico de Paulo, Estrada Nova, Rio Molha e Jaraguá 99. A intenção da secretaria é, com o tempo, estender o projeto a todas as unidades. Para o programa de residência está previsto que passem pelas unidades de saúde, a cada dois anos, cerca de 20 profissionais médicos, incluindo as especialidades de saúde da família, ginecologia, obstetrícia, pediatria, entre outras.

ESGOTO DIRETO NO RIO

jaime-negherbon-mdb-6Vereador Jaime Negherbon

O vereador  Jaime Negherbon (MDB) afirmou que os moradores do São Luís estão pedindo uma atitude do Executivo quanto ao despejo de esgoto no rio Jaraguá. Ele lembra que o Samae realizou obras de instalação da rede de tratamento de esgoto no bairro na gestão passada, quando era vice-prefeito. Negherbon conversou com o presidente da autarquia, Ademir Izidoro, cobrando uma maior fiscalização das residências que ainda não conectaram seu esgoto à rede de tratamento. O parlamentar alerta que os moradores, além de poluir o meio ambiente, estão pagando a taxa de esgoto em vão.

Vereadores cobram providências para Rua Feliciano Bortolini

rua-feliciano

Os vereadores abordaram na sessão desta quinta-feira (23), a situação da Rua Feliciano Bortolini, na Barra do Rio Cerro, que está em condições precárias de trafegabilidade, depois da implantação da rede coletora de esgoto. A licitação para pavimentação já foi feita, só que a demora na sequência deste processo, está deixando os moradores e comerciantes locais, insatisfeitos.

Segundo Ademar Braz Winter (PSDB), há até a sinalização de fechamento da via, em protesto pelas más condições. “Foi feita licitação para fazer o asfalto, mas não a base, acho que vai ficar meses nesta situação”, lamentou.   O vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), também afirmou na tribuna, que foi procurado por moradores e comerciantes da rua, pedindo por uma solução para esta questão e celeridade na pavimentação. “Fui buscar informações e a explicação que me deram foi de que o edital contempla, sim, o concerto de algumas áreas, antes da pavimentação. Só que a empresa que ganhou a licitação achou que era um trabalho fácil. E não é assim tão fácil”, desabafou Gruner, afirmando que, segundo os comerciantes locais, a queda nas vendas chega aos 80%. “A burocracia da Lei, muitas vezes facilita da forma errada, é feita a licitação, o mais em conta ganha e o serviço, as vezes não é de qualidade. Este é o problema das licitações”, frisou Jackson José de Ávila (MDB). Arlindo Rincos (PSD), concordou com os demais pares da casa, afirmando que a situação da Rua Feliciano Bortolini está muito complicada. “Não podemos deixar meses nesta condição, é uma rua principal de entrada, um bairro tão importante para Jaraguá do Sul. O barato, muitas vezes se torna caro, temos que cuidar do dinheiro público”, pontuou.

Perigos na Ponte

ponte-arno-simdars

 

O Vereadore Charles Longhi (MDB) de guaramirim está solicitando melhorias na |Ponte Ivo Silvera, a conhecida Ponte Arno Zimdars. A situação desta ponte é preocupante, e precisa de uma atenção especial do governo de Santa Catarina, “Não podemos correr o risco de perde-la, é o principal elo de ligação do Vale do Itapocu com o Vale do Itajaí. Possui um fluxo aproximado de 38 mil veículos diariamente” argumenta o vereador. .

Estudo sobre áreas interditadas repercute em sessão

 

6539857b-0140-4c78-8831-7bf611bcb788

Vereador Marcelino Gruner

Na sessão ordinária do dia 16 de agosto,, os vereadores de Jaraguá do Sul repercutiram a assinatura da ordem de serviço para a realização de um novo estudo sobre as áreas de risco do município, realizada pela Prefeitura nesta semana. O vereador Marcelindo Gruner (PTB) lembrou que fez uma indicação no mês de maio pedindo ao Executivo esse estudo. Ele comemorou o anúncio da assinatura da ordem de serviço e informou que a empresa vencedora da licitação é a Agrosig, que fará o trabalho pelo valor de R$ 183,82 mil. Gruner ressaltou que após uma década das tragédias causadas por fortes chuvas em Jaraguá do Sul, já chegou o momento de reavaliar a situação dos loteamentos no município e liberar os terrenos que não oferecem risco para que seus proprietários possam construir. Eugênio Juraszek (PP) pediu ao Executivo que a Escola Guilherme Hanemann, no bairro Barra do Rio Cerro, tenha uma atenção especial, já que o local onde a escola se encontra tem indícios de perigo de deslizamentos.

Boa receptividade 

 

39442165_149255559323109_1809678680553684992_n

O candidato a deputado estadual. Adrino Junckes, do PSL (Partido do Bolsonaro) com o número 17888 tem concentrando a campanha nos municípios do vale do |Itapocu, e está  feliz com a receptividades ao seu nome em outras cidades, como Joinville e São Bento do Sul. Adriano comenta que precisa de 15 a 20 mil votos para se eleger, por concorrer por um partido menor. ” É uma campanha franciscana, mas a aceitação está muito boa. É so falar o nome do Bolasonaeo que todos querem ver o material“, declara.

ACIAG realiza visita técnica a obra do CEDUP Guaramirim

visita-cedup-02

Um dos temas recorrentes no dia a dia da Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG), é a conclusão e o início das aulas no CEDUP de Guaramirim. O projeto faz parte de uma parceria entre o município com as esferas estadual e federal e está em andamento desde 2010, quando iniciaram as obras. Na última segunda-feira (13/8), um grupo da entidade realizou uma visita técnica às instalações do CEDUP. Além de conhecer a estrutura, os representantes da classe empresarial do município, pedem pelo início das aulas. “A ACIAG acompanha o CEDUP desde o início do projeto e o acompanhamento da obra. Agora, o objetivo é buscar junto ao poder público uma resposta efetiva para o início das aulas. Acredito que é de interesse de todos, e os cursos técnicos contribuem significativamente para o desenvolvimento socioeconômico de Guaramirim”, comenta a conselheira da ACIAG, Eluisa Hertel Maiochi. O impasse agora, é a liberação dos cursos técnicos para o início das aulas. “Já foi realizada uma entrega provisória da estrutura, a entrega definitiva será realizada após os ajustes finais. No momento, o principal impasse para a abertura do CEDUP e o início das aulas é a liberação dos cursos junto à Secretaria de Estado da Educação, a expectativa é que as aulas iniciem em 2019”, explica a secretaria executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Cristiana Poltronieri.

Representantes da Secretaria de Saúde participam de sessão na Câmara

 

sessao-ordinaria-16-08-20

Dalton Fischer e Niura Demarchi dos santos

Atendendo requerimento do vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), participaram da sessão ordinária no dia 16 de agosto, o Secretário Municipal de Saúde, Dalton Fischer e a Diretora de Saúde, Níura Demarchi dos Santos. Eles falaram sobre as principais ações da pasta e os números da saúde em Jaraguá do Sul. Entre os destaques abordados na apresentação, os atendimentos ambulatoriais que até o dia 15 deste mês somaram 600.844 nas Unidades Próprias e Credenciadas; 296.333, nas Unidades Básicas de Saúde e 66.036 na Policlínica de Especialidades. Atendimentos de Farmácia somaram até agora, 191.547. Já as consultas médicas na atenção básica, somam, 92.428; na especializada, 38.491. Quanto às despesas do Fundo Municipal da Saúde, entre recursos, federais, estaduais e municipais, o montante ultrapassa a casa dos R$ 96,6 milhões até o mês de julho. Segundo o Secretário de Saúde, algumas ações para diminuir as ausências/faltas nas consultas, estão sendo elaboradas, como a criação de um aplicativo para reforçar aos pacientes o dia das consultas/exames. Outra ação, de acordo com Dalton Fischer, é a viabilização de um termo de cooperação junto ao Conselho Regional de Enfermagem ? COREN ? para implantação de protocolos de enfermagem a fim de acelerar os atendimentos. “Reduzirá a fila de espera”, assegurou ele. Questionado pelo vereador Marcelindo Carlos Gruner, proponente da participação dos representantes da saúde na Câmara, Dalton falou também sobre os procedimentos a fim de diminuir a fila de espera por consultas. Disse que mais médicos serão contratados. “O nosso desejo são médicos em tempo integral, pelo menos mais dois profissionais. Não vai resolver rapidamente, mas poderemos respirar mais e atender as urgências”, esclareceu. A Secretaria também está reformulando os atendimentos nas unidades básicas. “As vagas de urgência e procedimentos serão aumentadas. Assim teremos menos faltas”, assegurou Fischer.

Sessão Solene homenageia 50 anos da CDL Jaraguá do Sul

homenagem-aos-50-anos-da-cdl-16-21-002

A Câmara de Vereadores realizou sessão solene nesta quinta-feira (16), em comemoração aos 50 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul (CDL). Na oportunidade foram homenageados, Ivo Ewald, um dos sócios fundadores, Bruno Breithaupt, ex-presidente da entidade e atual presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e Gabriel Seifert, atual presidente da CDL. Participaram da Sessão Solene autoridades locais, membros da Diretoria da CDL e lojistas. O propositor da homenagem, Pedro Garcia, fez questão de ressaltar que a entidade tem papel importante na história de desenvolvimento do município. “A CDL tem um papel importantíssimo no desenvolvimento de Jaraguá do Sul nesses 50 anos e a Câmara de Vereadores não poderia deixar isso passar em branco”.  Ivo Ewald mencionou a “continuidade”, como fator essencial para o crescimento da CDL e do comercio jaraguaense. “A CDL foi crescendo com a cidade”, disse. O atual presidente, Gabriel Seifert citou o associativismo forte. “A CDL tem uma história de muito associativismo, empenho e doação, por parte de todos que aqui passaram”. O vice-prefeito, Udo Wagner ? que também foi presidente da CDL ?, lembrou que a entidade está atenta ao desenvolvimento da cidade. “A CDL está presente em todas as demandas do município de Jaraguá do Sul, quero reconhecer isso”.

Histórico CDL

Em 1968, quando o município começava a se consolidar como um polo industrial, foi criado o Clube dos Diretores Lojistas, primeiro nome da entidade. Dois anos antes, começaram também as atividades do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).Na trajetória de 50 anos, a CDL soma diversos momentos importantes. Em 1987, por exemplo, Jaraguá do Sul sediou sua primeira Convenção Estadual do Comércio Lojista. Já em 1990, foi realizada a primeira campanha promocional da entidade, que, até hoje comemora datas importantes do calendário estimulando as compras e premiando os consumidores. Outra ação que merece destaque em seu histórico é a criação do Troféu Mérito Lojista, também em 1990. Mais tarde, em 1994 a Câmara de Dirigentes Lojistas fortalece seu envolvimento com a comunidade e passou a participar ativamente do planejamento e da execução da decoração natalina da cidade. Essa evolução demonstra o envolvimento que a CDL tem com o município e a comunidade jaraguaense, aumentando a qualidade de seus serviços e consequentemente atendendo melhor seus clientes.

 tenho_dito1

 

“65% dos impostos que pagamos vão para Brasília.”

 

carlos-chiodini-revista-nossa

Deputado estadual Carlos Chiodini (MDB), sobre a necessidade da região ter um representante no Congresso.

 

E para fechar:

As eleições deste ano dirão mais sobre os eleitores do que sobre os eleitos. Das urnas sairá o atestado de maturidade da nação.

 

img_0589-estewww.albinofloress.com.br

FAÇA SUA RESERVA: 3373 0604

193fd79c-0207-47f2-8412-1a4e44065e7d

www.divinogrill.com.br

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia