Plástica mamária na adolescência

data 23 de janeiro de 2023

Quais os riscos e a idade ideal para se submeter a um procedimento.

“A.do.les.cên.cia: período da vida humana que começa com a puberdade e se caracteriza por mudanças corporais e psicológicas, estendendo-se, aproximadamente, dos 12 aos 20 anos” (Dicionário Aurélio).

Quando as meninas começam a passar pela puberdade e seus corpos começam a mudar, elas têm que aprender a lidar com a imagem corporal e auto-estima. A maioria quer ser aceita por seus amigos e são, muitas vezes, influenciadas pelos meios de comunicação a respeito da sua forma física. Pesquisas mostram que cerca de 40% das meninas já está tentando perder peso na adolescência. Muitas se sentem agoniadas com o desenvolvimento da mama, preocupadas com o fato de os seus seios ficarem muito pequenos e até mesmo tentam convencer seus pais a permitir que se submetam a uma cirurgia de aumento de mama antes de terem terminado o seu completo desenvolvimento corporal.

O desenvolvimento das mamas pode começar cedo, como nos oito anos de idade, ou tarde, aos 13. Se os seios continuam a crescer e se tornam muito grandes é preciso ter mais atenção. Normalmente, o processo de desenvolvimento dos seios leva de três a cinco anos, mas pode chegar até a 10 anos para algumas mulheres. Durante o tempo em que a mama está se desenvolvendo, as meninas podem experimentar uma dor no peito e sensibilidade. A pele também pode começar a coçar, uma vez que está esticando. 

O  ideal sempre é operar estruturas que tenham completado seu desenvolvimento e o das mamas responde a alterações hormonais que podem ocorrer até os 20 anos de idade. Assim, a decisão se torna mais difícil no caso de aumento de mamas com silicone. O procedimento é simples e o risco cirúrgico, embora pequeno, existe. Com ele, haverá uma mudança permanente no corpo em uma paciente instável emocionalmente. Alterações de caráter psicológico, como insegurança, baixa autoestima e necessidade de ser aceita socialmente podem ser falsamente atribuídas ao tamanho das mamas. Após a cirurgia, nada terá mudado a não ser o tamanho do sutiã e a decepção poderá ser grande.

Portanto, o ideal no caso de cirurgia plástica de mama, tanto na redução como no aumento, é aguardarmos o desenvolvimento seu final e operá-las após os 18 anos de idade.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia