A infância e a Prática Desportiva

Qualidade de vida com Jonathan Mandalho

1 min para ler 24 maio, 18

Os benefícios para o corpo e mente advindos da atividade física são inegáveis para o ser-humano, por isso trago um pouco da minha vivência, que acredito ser um exemplo de como ela repercutiu na minha formação. A prática esportiva é um hábito que carrego comigo desde os tempos de infância, quando incentivado pelos meus pais e por recomendação médica, iniciei em diversas modalidades de forma recreativa. Foram as aulas de educação física, natação, judô, vôlei e tae-kwon-do que ajudaram no meu desenvolvimento físico e mental.

Publicidade

abf-interna

Quem diria que aquele menino franzino, acometido de bronquite asmática, frequentador assíduo de hospitais para as desconfortáveis e demoradas “nebulizações”, se tornasse um atleta amador de triathlon com diversas conquistas? As aulas de natação, no frio horripilante de Curitiba realizadas na primeira década de vida, além de estímulo ao sistema cardiopulmonar, ofereceram uma conquista permanente, que foi a familiaridade com o desporto. Dali para a frente, não foi difícil criar vínculo com as atividades físicas, nos seus mais variados espectros.
O contato com o triathlon porém, veio mais tarde, por influência do meio militar, onde servi como oficial de saúde por 7 anos. Lá, se exige o treinamento físico diário de todos, do Soldado ao General, e não adianta tentar fugir!

adr18stc50709-1

Primeiro surgiu como um desafio, pois já sabia nadar, corria todos os dias, faltava apenas adquirir a bicicleta e aprender a pedalar forte. Não demorou muito e aquilo acabou se tornando um vício saudável. Hoje posso dizer que não tinha a percepção de como aquele incentivo nos primeiros anos de vida seria significativo na condução de minha vida e de que os exercícios serviriam de válvula de escape para as atribulações vivenciadas em meu cotidiano. Uma das colocações mais marcantes neste aspecto é a do ex- presidente norte americano John F. Kennedy, que disse “a atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável. É a base da atividade intelectual criativa e dinâmica.”

Publicidade

generallee

Toda esta história tem o intuito de demonstrar a influência positiva que podemos ter na vida de nossos filhos, inserindo em suas experiências iniciais a oportunidade de ter o contato com algum tipo de esporte, para que assim possam, ao menos, ter a experiência de conhecer algo novo, saudável, que auxiliem-nos a se desenvolver de forma plena, longe das drogas e dos mau exemplos.