Zeca Camargo, Marcos Mion e mais: Falência de emissora da TV aberta deixa o Brasil sem acreditar até agora

data 23 de julho de 2024

Emissora foi uma das mais tradicionais do país e deu destaque para diversas figuras que hoje brilham na Globo, mas, sem verba, acabou encerrando as atividades

Em 2025, a Globo completa 60 anos de existência. Durante as seis décadas, a emissora se manteve invicta na liderança de audiência, apesar de enfrentar uma forte concorrência no mercado midiático brasileiro, como a Record e o SBT, que também aparecem entre as gigantes.

Porém, até 2013, um canal da TV aberta esteve também entre os mais conceituados. Apesar de não ter números de audiência ameaçadores, o grupo se destacava pelo conteúdo único, pelo conceito visual, a formação de apresentadores e o público fiel que se manteve por longos anos.

Lançada nos anos 90, a MTV Brasil, que trazia música, cultura pop e humor, deu popularidade para diversos apresentadores que estão na mídia. Entre eles, Zeca Camargo, Astrid Fontenelle, Marcos Mion, Tatá Werneck, Dani Calabresa e Marcelo Adnet que hoje estão na Globo.

Foi uma importante história no país, principalmente para o cenário musical, quando produziam especiais com o Kid Abelha, Charlie Brown Jr, Ira e até figuras internacionais. Porém, a grade diferenciada, apesar de ser chamativa aos publicitários, já não vinha sendo suficiente para pagar as contas e os salários.

Desde 2014, a MTV se tornou um canal de TV por assinatura, agora pertencente à Paramount Networks Americas. Diferente da antiga Era, a atual programação é formada por programas da sede estrangeira e, como carro-chefe no Brasil, tem o reality show do De Férias com o Ex, que atrai os patrocinadores.

Em contrapartida, a Globo, que tomou boa parte dos apresentadores, registrou receita líquida de R$ 15 bilhões em 2023. “Foi um ano incrível, com o desempenho assegurado por uma boa performance em publicidade, conteúdo e uma importante disciplina em custos”, disse Manuel Belmar, diretor de finanças, em entrevista à revista Valor.

O que acontece em casos de falência?

Esse processo reúne os bens da instituição e dos donos, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas em aberto. Ele pode levar longos anos na Justiça, assim como também pode ser revertido, caso o responsável consiga achar um jeito de levantar a empresa novamente.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia