Com lançamento previsto para 21 de novembro, a marca Won Jewerly chega ao mercado com a promessa de ser a joia da sua vida. Com design exclusivo, uso de pedras naturais e um cuidado que envolve não só o desenvolvimento do produto em si, mas o relacionamento com o cliente – parte fundamental no processo de idealização e criação –, a novidade vem preencher uma lacuna na região: a do mercado de joias de luxo. Lyara Schwalbe é o nome por trás desse novo conceito, admitindo que a ideia surgiu sem grandes pretensões comerciais.
“Uma grande amiga estava de casamento marcado e pediu para que eu desenvolvesse uma peça exclusiva. O colar e o brinco, cravejados em pedras de topázios, foi o grande destaque da produção aliado e criado exclusivamente para vestido de noiva clean”, diz ela. Entre a primeira conversa e a entrega daquela que virou a peça piloto de sua nova empreitada no empreendedorismo se passaram somente 30 dias. Meta que só foi possível cumprir graças a experiência que possui na área.
Lyara também é sócia da Yali Joias, marca de semijoias na qual divide sociedade com a mãe, Sandra Schwalbe, e que está na família há mais de 40 anos. Diferente do seu novo projeto, o público da Yali é mais abrangente, já que as peças são revendidas localmente através de 100 representantes (revendedoras locais), além do e-commerce, onde a marca é revendida para todo o país. Todas as peças do portfólio também são adquiridas prontas. Assim, o exercício criativo fica restrito aos personalizados desenvolvidos para empresas da região e que lhe valeram muitos cursos e formações, além de contatos no mercado de joias do país.
A Won, entretanto, busca atingir um novo nicho. A pedra de escolha de sua primeira cliente foi o topázio, mas há outras opções repletas de sofisticação, como brilhantes, cristais naturais e outras pedras preciosas, por exemplo. Todos os projetos são feitos em 3D e enviados para produção de fábrica em São Paulo. Também é de lá o fornecedor das pedras naturais e ela conta que cada detalhe pode encarecer o produto, cujo valor inicial gira em torno de R$ 35 mil. “Procuramos nos basearno catálogo de pedras disponíveis de nossos fornecedores, todos localizados em São Paulo – os quais atendem as maiores fabricantes de joias de luxo do país – e que é imenso e incrível, mas também existe a possibilidade de lapidá-las, assim, os custos dependem muito do material escolhido”, explica. O fato de toda a linha de produção ser elaborada para o desenvolvimento de uma única peça em especial também impacta no valor. Afinal, é um projeto totalmente exclusivo e criado unicamente para o cliente. Certamente, a joia escolhida por você, passará de geração para geração adquirindo, sobretudo, um valor sentimental inestimável superior ao do produto em si, que pode passar dos R$ 150 mil.
Lyara argumenta também que inicialmente pretende investir no mercado de noivas, mas uma bela joia pode ser fundamental em outros momentos de celebração, como formaturas e aniversários ou até mesmo para uso pessoal. Afinal celebrar a vida é sempre um momento especial e marcante.
Como forma de inspiração, a designer de joias procura sempre se afastar da correria e do barulho. Seu refúgio está em verdadeiros recantos naturais e até o jardim do escritório pode contribuir no processo de criação, assim como as montanhas e cachoeiras, sempre buscando real conexão com a natureza. O esporte, a arte e a música, muito presentes em seu dia a dia, também ajudam a dar vazão à criatividade, assim como o universo da moda, obviamente, com suas referências e grandes profissionais. Lyara segue renomados joalheiros e procura estar atenta aos lançamentos de marcas como Cartier, Bvlgari, Tiffany, Graff, Harry Winston, Van Cleef, entre outras. “É preciso buscar sempre algo novo. Os materiais, assim como as formas de produção mudam/evoluem e quero trazer o que há de melhor para esse novo projeto”, destaca.
O protótipo que deu origem a Won foi de um colar e um par de brincos, mas é possível produzir aquilo que você imaginar, como anéis, pulseiras, braceletes… “é tudo uma questão de sentar e conversar. Entender o que a pessoa busca, como ela é, seu estilo de vida e por aí vai. Vou montando a peça na hora junto com a cliente e já vamos ajustando ao seu modo, garantindo exclusividade e um resultado que agrade 100%. É uma joia, de verdade”, diz.
Noticias relacionadas
Depoimento de Beatriz Sprung Bellato, compradora da primeira peça da Won:
“Trabalhar com a Lyara nesse projeto foi uma dádiva. A atenção aos detalhes, o carinho nos atendimentos e a preocupação para que tudo ficasse perfeito foi um diferencial gigantesco para que o momento ficasse ainda mais especial. O colar que a gente produziu junto com o brinco foi o que deu um toque especial e uma luz a um vestido que já era lindo e ficou perfeito. Foi indescritível a sensação de poder construir essa joia e saber que ela vai passar de geração em geração pela minha família. Na verdade, esse era o sentido de construir uma joia: ter uma lembrança do dia mais especial da minha vida e passar isso para minhas filhas e netas, construindo uma lembrança e uma tradição para as próximas famílias que vão vir a partir da minha”.