WEG aplica tecnologia de papel hibrido em transformador através de projeto P&D

data 28 de novembro de 2024

A tecnologia de papel híbrido deve prolongar a vida útil dos transformadores

O Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento intitulado “P&D ANEEL – COPEL “PD-06491-0421/2016 – NOVAS TECNOLOGIAS PARA AUMENTO DA CONFIABILIDADE E VIDA ÚTIL DE TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA”, foi realizado em colaboração entre a COPEL (Companhia Paranaense de Energia), a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e a VEGOOR Tecnologia Aplicada. O objetivo principal foi avaliar os efeitos resultantes da substituição do papel Kraft por papel híbrido como isolante sólido na parte ativa dos transformadores.

O equipamento utilizado neste projeto foi um transformador elevador trifásico fabricado em 1969, com potência de 70 MVA e tensões de 13,8/230 kV – comutador sem tensão. O transformador passou por uma atualização tecnológica bastante abrangente realizada pela WEG, com a substituição de todas as bobinas com papel Kraft por papel híbrido NOMEX 910® nos enrolamentos de alta tensão (AT).

Do ponto de vista tecnológico, importante ressaltar também os itens a seguir:

– Troca do óleo mineral por líquido isolante vegetal com o propósito de máxima convergência com os princípios de sustentabilidade;

– Inclusão de um sistema de medição direta de temperatura por fibra ótica com 16 sensores, para acompanhamento detalhado da condição térmica interna do equipamento, possibilitando automatizações e controles diferenciados, os quais contribuem decisivamente para a maior longevidade do equipamento.

As melhorias executadas também possibilitaram ao final a obtenção de um transformador com maior potência, passando a disponibilizar 73,6 MVA ao sistema, ao invés dos 70 MVA anteriores às intervenções técnicas de aprimoramento implementadas pela WEG. O mesmo foi reinstalado na Usina Hidrelétrica Governador Parigot de Souza localizada em Antonina (PR), onde já operava anteriormente. Além de aumentar a confiabilidade da usina, a mesma terá uma operação mais sustentável. A utilização do conjunto óleo vegetal e papel híbrido contribui para a redução do impacto ambiental, resultando também em redução direta dos custos já na instalação do equipamento, como, por exemplo, nas características do elemento contentor de óleo em caso de vazamentos.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia