Noticias relacionadas
Salve, leitores da Revista Nossa! Calendário não está dando trégua pra gente e já entramos na reta final de 2024. Dá pra acreditar?
Com isso, dando uma olhada na agenda de tarefas e compromissos assumidos, você percebeu que ainda não foi ao dentista neste ano, não é verdade? Calma que não é tão grave assim. Muita gente deixa para ir ao consultório só quando percebe algum problema e aí aproveita para fazer a devida revisão. Lógico que o custo de um tratamento curativo é muito maior do que o preventivo, por isso recomendamos que as pessoas visitem o dentista semestralmente ou pelo menos uma vez ao ano.
Mas quais são os motivos principais para que o indivíduo vá ao dentista com mais frequência? Podemos elencar diversos fatores, mas vou me deter aos mais populares. Por exemplo: a pessoa que possui uma prótese bucal, seja de um ou mais dentes, fixa ou móvel, precisa fazer suas manutenções anuais, pois esses tipos de trabalhos protéticos sofrem degradação no meio bucal, como a oxidação e o próprio desgaste dos dentes instalados.
Os implantes, por sua vez, são parafusos de titânio incorporados ao organismo e podem apresentar problemas caso não sejam monitorados com a devida frequência. É muito comum encontrar pacientes que fizeram reabilitações extensas e logo após não retornaram para o devido acompanhamento, o que traz um grande risco para a estabilidade e durabilidade da reabilitação protética. Ao contrário do que muitos pensam, os implantes também apresentam problemas ao longo do tempo, principalmente se não existem cuidados de manutenção periódicos.
Pacientes que foram submetidos a tratamentos ortodônticos e utilizaram aparelho por longos anos também devem fazer suas consultas de controle, nas quais o ortodontista verifica a estabilidade do resultado obtido, se os dentes apresentaram alguma movimentação ao longo do tempo e se devem fazer algum tipo de terapia complementar para alinhá-los novamente.
Indivíduos com problemas recorrentes na gengiva e que foram diagnosticados com doença periodontal também devem visitar o odontólogo todo ano para que ele possa atestar a saúde gengival ao redor de todos os dentes, já que esse tipo de patologia é crônica, desenvolve-se silenciosamente e, quando o paciente percebe, pode ser tarde demais para eleger algum tipo de tratamento.
Quantos motivos para uma consulta periódica, não é mesmo? Se você está aí agora com aquele sentimento de culpa e preocupado com o que pode estar acontecendo na sua boca, não perca tempo e agende agora mesmo a sua revisão!