Vínculos afetivos

data 22 de janeiro de 2024

Entenda por que eles são tão importantes.

Inicia-se um novo ano, um ano em que podemos refletir sobre a importância de vínculos afetivos para o nosso aprendizado. Você sabia que ter vínculos afetivos nos auxilia em escolhas mais saudáveis e prazerosas? Não falo de vínculo nas relações afetivas amorosas, falo da necessidade de se estabelecer uma ligação de confiança, respeito e afetividade.
Há muitos anos, quando me tornei psicopedagoga, compreendi a necessidade das crianças, dos jovens e dos adultos de se vincular afetivamente para que conquistem ótimos resultados naquilo que se propõem a fazer. A importância do vínculo para o aprendizado é indiscutível, sendo a melhor forma de você trocar e aprender com alguém que te vê como um ser inteiro, com fragilidades e capacidades.
Nas relações profissionais, eu sinto constantemente que o paciente que se vincula realiza uma maravilhosa entrega na hora de abrir seu coração. Fica leve, fácil e divertido conseguir ser ouvido sem julgamentos, críticas e ainda por cima conseguir ter novos olhares para aquela dor que precisa ser ressignificada.
Então, se você é uma pessoa que precisa se sentir compreendida, respeitada, aceita, ser vista por inteiro independente das suas escolhas, você precisa de vinculação afetiva. Muitos de nós agimos assim sem perceber quando escolhemos um médico e confiamos nas suas orientações, quando escolhemos um restaurante e nos sentimos em casa ou até mesmo quando escolhemos um grupo para participar e temos a percepção empática.
E é com essa vinculação afetiva que seguimos, auxiliando, orientando, avaliando, conduzindo e informando as pessoas da força e luz incrível que elas têm dentro delas.
Cuide-se! Autoconhecimento traz saúde mental!

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia