Noticias relacionadas
da campanha Ame Jonatas foram presos em Joinville nesta quarta-feira (22) – Foto: Polícia Civil/Reprodução/ND
Renato e Aline Openkoski, pais do menino que deu nome à campanha AME Jonatas, foram presos por estelionato e apropriação indébita nesta quarta-feira (22). Nos vídeos divulgados pela Polícia Civil, é possível ver o momento o qual o casal é detido, em Joinville.
Segundo o delegado Rodrigo Maciel, há cerca de dois meses, a Dpcami (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso) foi acionada pelo Poder Judiciário para descobrir o paradeiro do casal, condenado em outubro de 2022.
De acordo com a investigação, o casal estava foragido e mudou de endereço por diversas vezes. Renato e Aline foram encontrados no bairro Morro do Meio, zona Oeste de Joinville.
Os dois foram condenados por desviar dinheiro da campanha que, inicialmente, arrecadaria dinheiro para ajudar no tratamento e saúde do filho Jonatas, portador da doença AME (Atrofia Muscular Espinhal) tipo 1.
Juntos, o casal cumprirá pena de mais de 60 anos. Renato foi condenado a 38 anos, 2 meses e 10 dias de reclusão; e Aline a 22 anos, 7 meses e 10 dias.
Veja momento da prisão dos pais da campanha AME Jonatas
Renato e Aline Openkoski cumprirão pena, juntos, de mais de 60 anos – Vídeo: Polícia Civil/Reprodução/ND
O advogado Emanuel Stopassola, que representa o casal, disse que “será defendido o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa e todos os meios de provas e recursos inerentes”.