VÍDEO: Veja momento em que pais da campanha Ame Jonatas são presos em Joinville

data 24 de maio de 2024

Pais que iniciaram campanha AME Jonatas foram condenados por desviar dinheiro que beneficiaria saúde do filho

da campanha Ame Jonatas foram presos em Joinville nesta quarta-feira (22) – Foto: Polícia Civil/Reprodução/ND

Renato e Aline Openkoski, pais do menino que deu nome à campanha AME Jonatas, foram presos por estelionato e apropriação indébita nesta quarta-feira (22). Nos vídeos divulgados pela Polícia Civil, é possível ver o momento o qual o casal é detido, em Joinville.

Segundo o delegado Rodrigo Maciel, há cerca de dois meses, a Dpcami (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso) foi acionada pelo Poder Judiciário para descobrir o paradeiro do casal, condenado em outubro de 2022.

De acordo com a investigação, o casal estava foragido e mudou de endereço por diversas vezes. Renato e Aline foram encontrados no bairro Morro do Meio, zona Oeste de Joinville.

Os dois foram condenados por desviar dinheiro da campanha que, inicialmente, arrecadaria dinheiro para ajudar no tratamento e saúde do filho Jonatas, portador da doença AME (Atrofia Muscular Espinhal) tipo 1.

Juntos, o casal cumprirá pena de mais de 60 anos. Renato foi condenado a 38 anos, 2 meses e 10 dias de reclusão; e Aline a 22 anos, 7 meses e 10 dias.

Veja momento da prisão dos pais da campanha AME Jonatas

Renato e Aline Openkoski cumprirão pena, juntos, de mais de 60 anos – Vídeo: Polícia Civil/Reprodução/ND

O advogado Emanuel Stopassola, que representa o casal, disse que “será defendido o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa e todos os meios de provas e recursos inerentes”.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia