Um gato-maracajá (Leopardus wiedii), espécie de felino ameaçada de extinção, foi resgatado dentro de um galpão em Jaraguá do Sul, no Norte de SC. Por sorte, ele apenas estava perdido e foi solto novamente em área de mata.
Noticias relacionadas
O caso foi compartilhado pelo biólogo Christian Raboch Lempek, da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), nas redes sociais no último domingo (21). Segundo ele, que resgatou o animal, o felino caçou um passarinho dentro do galpão.
O gato-maracajá é maior do que o gato doméstico, é noturno e tem uma cauda comprida, do tamanho do próprio corpo. A cauda o ajuda a se equilibrar em cima de árvores, explicou o biólogo.
Não é comum o resgate de gatos-maracajá na região, tanto que apenas seis foram resgatados pela equipe da Fujama nos últimos oito anos, contou Christian.
O animal foi liberado logo em seguida em uma área de mata afastada de residências, para não correr o risco de voltar e entrar em um galinheiro, por exemplo.
Assista ao resgate do gato-maracajá
Ao encontrar algum animal silvestre, a orientação é não se aproximar e chamar os órgãos competentes para o resgate. Em Jaraguá do Sul, a Fujama pode ser contatada através da Ouvidoria da Prefeitura, pelo 0800-6420156, ou pelo número direto do órgão, (47) 3273-8008, das 7h30min às 17h. Fora deste horário e aos fins de semana, o chamado deve ser feito aos Bombeiros Voluntários, pelo 193.
Em outros municípios, a população pode procurar os bombeiros da cidade ou a Polícia Ambiental para o resgate de animais silvestres.