Os vermes que causam doenças podem estar em toda a parte. Na areia da pracinha onde o seu filho brinca, na praia e até em uma salada mal lavada. Onde há umidade e calor, esses parasitas proliferam. Por isso, o verão é a época de mais contaminação. As condições de higiene dos locais frequentados e os hábitos pessoais é que vão determinar a contaminação.
Uma em cada três pessoas terá, pelo menos, um tipo de verme, mesmo sem se dar conta, pois grande parte dos casos não têm sintomas, mas podem causar sérios danos à saúde. As crianças, que estão sempre em contato com o chão e colocam as mãos na boca muitas vezes ao dia, merecem atenção redobrada. Especialistas recomendam ainda que os veranistas tomem vermífugos ao final da temporada.
As verminoses são provocadas por parasitas que vivem no interior do corpo dos animais e dos seres humanos, roubando nutrientes e causando carências nutricionais no hospedeiro. Se todos tomassem vermífugos pelo menos duas vezes por ano, as hospitalizações no Brasil diminuiriam em pelo menos 20%, pois as verminoses diminuem as defesas do organismo, favorecendo o surgimento de outras doenças oportunistas.
Lombrigas, oxiúros, giárdias e amebas são as mais frequentes. E quem anda descalço também pode pegar o bicho de pé, seja criança ou adulto, na zona rural, na praia ou cidade. Como as praias podem ser contaminadas por esgoto a céu aberto, o recomendável é sempre tomar vermífugo ao final da temporada.
Confira algumas dicas de prevenção:
Beba somente água filtrada ou fervida;
Lave bem frutas e verduras e cozinhe bem os alimentos;
Não coma carne mal passada, principalmente de porco;
Não ande de pés descalços;
Lave bem as mãos antes das refeições e depois de usar o vaso sanitário;
Conserve as unhas de crianças e adultos bem cortadas e limpas;
Mantenha os sanitários em boas condições de higiene;
Se não for uma gestante, tome vermífugos pelo menos de seis em seis meses.
Evite as verminoses e viva com saúde!