Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul estiveram ontem presentes na sessão itinerante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento ocorreu no pavilhão da Expoville, em Joinville. A iniciativa celebra os 190 anos do parlamento catarinense, que fará algumas de suas sessões em cidades do Estado, como Blumenau, Chapecó, Lages e Criciúma.
Durante a reunião, os jovens parlamentares jaraguaenses apresentaram o programa Vereador Mirim e entregaram ao presidente da Alesc, deputado estadual Mauro de Nadal, um ofício com uma demanda da cidade. Eles expuseram a necessidade de mais uma escola para atender o bairro Rau. Segundo o documento, entregue pela presidente mirim Alícia Clara Dauer, hoje a única unidade existente no bairro é a centenária Escola de Educação Básica Julius Karsten, da rede estadual de ensino. No entanto, o espaço físico é insuficiente para atender a demanda, com mais de 1.700 alunos.
Atualmente, os alunos precisam ser realocados em uma universidade próxima. Segundo os mirins, essa ação desvincula os alunos do senso de pertencimento, além de promover diversas situações, como, por exemplo, fazer com que os mesmos tenham que se deslocar até o prédio da escola para poderem utilizar a quadra esportiva.
Além dos deputados estaduais, a sessão ainda contou com a presença de entidades da região Norte do Estado, que puderam expor suas reivindicações e atividades. A presidente mirim Alícia ainda agradeceu a oportunidade de a Alesc e a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul proporcionarem esse tipo de atividade junto ao poder Legislativo catarinense. Ela também aproveitou para agradecer as parcerias realizadas pela Escola do Legislativo da Alesc, que ao longo dos anos têm sido de muita importância para o fortalecimento das Câmaras Mirins no Estado.