Na sessão desta quinta-feira, a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou uma moção de apelo ao governo do Estado de Santa Catarina que solicita a instalação de guaritas padronizadas para os vigilantes em todas as escolas estaduais do município. As guaritas deveriam possibilitar a instalação de sistemas de iluminação, climatização e telefonia.
A proposta considera o aumento considerável de atentados em escolas nos últimos anos, o que gerou insegurança entre pais e alunos. Além disso, o crescimento da violência e criminalidade torna essencial a adoção de medidas efetivas para proteger todos os frequentadores do ambiente escolar.
Atualmente, muitos vigilantes das escolas de Jaraguá do Sul trabalham expostos ao sol e à chuva por falta de um local adequado. A implantação de guaritas fixas visa fortalecer e manter permanente a fiscalização e segurança nas escolas, inibindo a presença de vândalos e atos que comprometam a tranquilidade do ambiente escolar.
A proposta destaca que, com um local de trabalho adequado, os guardas poderão desempenhar suas funções com mais qualidade e êxito, oferecendo segurança e tranquilidade aos alunos, pais e familiares. As guaritas, em conjunto com o sistema de videomonitoramento, são consideradas ferramentas fundamentais para coibir delitos ou vandalismo.
A padronização das guaritas será definida pelo Executivo municipal, que estabelecerá parâmetros como modelos, materiais, cores, dimensões máximas e mínimas, além da possibilidade de instalação de sistemas de iluminação, climatização e telefonia. Isso visa oferecer a melhor estrutura possível aos profissionais que atuam na segurança das escolas.
A moção foi enviada ao governo do Estado para ciência do pedido.