Na sessão de ontem na Câmara de Guaramirim, o vereador Nilson Bylaardt (MDB) propôs a entrega de moção pelos 100 anos de fundação da Sociedade Comercial Jacu-Açu.
Fundado em 13 de outubro de 1924 pelos pioneiros Paulo Wagner, Fritz Krause e Carlos Klitzke, inicialmente chamado apenas de Salão Wagner, começou a ser conhecido posteriormente como Sociedade de Tiro Jacu-Açu e, mais recentemente, como Sociedade Comercial. Desde os primórdios, destacam-se as tradicionais festas de rei e rainha do tiro ao alvo na Sociedade Jacu-Açu.
Durante a sessão, o vereador destacou a importância do local. “Completar 100 anos é difícil de acontecer. Tirando algumas igrejas em Guaramirim, são poucas as entidades que sobrevivem por tanto tempo. Com muito capricho da comunidade, todo mundo ajuda e as pessoas do Jacu-Açu construíram aquele salão de baile. O salão representa a continuidade do tiro, das organizações de festas de rei e rainha e acaba sendo um momento histórico para toda a comunidade”, disse.
A Sociedade Jacu-Açu fica localizada na Estrada Jacu-Açu, que recebeu imigrantes da Letônia, além de colonizadores alemães e italianos no final do século XIX.
A Sociedade Comercial permanece como mantenedora das tradições destes 100 anos de história, onde o passado é preservado e o presente tem a tarefa de cultivar essas raízes.
*Com informações do historiador Ademir Pfiffer/JDV.