Na sessão desta terça-feira, os vereadores da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovaram uma moção de apelo do vereador Cani (PL) solicitando ao governo do Estado e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que viabilizem com máxima urgência a construção de acostamentos no trecho rodoviário que liga Jaraguá do Sul a Corupá, na BR-280.
O documento ressalta a necessidade de garantir maior segurança viária e reduzir os índices de acidentes na região. Segundo a moção aprovada, a segurança viária é um direito fundamental, conforme o artigo 144 da Constituição Federal, e a infraestrutura de transportes deve ser promovida pelo poder público em conformidade com a Política Nacional de Trânsito (Lei nº 9.503/1997).
Entre os pontos destacados pelo parlamentar, a ausência de acostamentos no trecho compromete a segurança dos condutores, ciclistas e pedestres que utilizam a via diariamente. O fluxo intenso de veículos, incluindo transporte de cargas, também aumenta significativamente o risco de acidentes, tornando essencial a existência de acostamentos para manobras de emergência e circulação segura, competências do governo do Estado e do DNIT para promover condições seguras de tráfego e mobilidade.
Agora, a moção será encaminhada aos órgãos competentes para análise e possíveis providências.