Os ventos fortes e a queda de neve podem ter estado na origem da avalanche na estância de Zermatt. As autoridades locais alertam para a possibilidade de se encontrarem mais vítimas mortais nos próximos dias
Noticias relacionadas
Pelo menos três pessoas morreram e uma outra ficou ferida após uma avalanche que atingiu a estância de esqui de Zermatt, na Suiça, esta segunda-feira. As autoridades locais alertaram a região para a possibilidade de ocorrerem mais situações semelhantes devido aos ventos fortes e à queda de neve.
Na rede social X (antigo Twitter) circulam vários vídeos que mostram o momento em que a luxuosa estância de esqui é atingida pela avalanche e várias pessoas são “arrastadas” pela neve. A maioria das vítimas serão esquiadores que praticavam cross-country, uma das modalidades do desporto.
De acordo com uma publicação da polícia de Valais na mesma rede social, uma das vítimas mortais será uma mulher, ainda que, até ao momento, não existam registos ou “quaisquer informações que permitam identificá-la”.
VEJA O VÍDEO
As condições meteorológicas obrigaram as autoridades locais a suspenderem as operações de resgate durante a noite, mas é possível que nos próximos dias sejam encontradas mais vítimas mortais.
A mais recente atualização do Boletim de Avalanches do Instituto de Investigação da Neve e das Avalanches (SLF), publicada esta manhã, mostra que a região sul do país se encontra em nível 3 – “considerável” – numa escala que vai de 1 a 5, para a ocorrência de possíveis avalanches. Na segunda-feira, eram esperadas “avalanches espontâneas muito grandes e, em alguns casos, extremamente grandes”, como alertou o Instituto.
Segundo a mesma fonte, neste inverno já há a lamentar 14 vítimas mortais em avalanches na Suíça, um número relativamente inferior em relação ao mesmo período do ano passado, em que morreram 17 pessoas.