Vaticano se confunde e anuncia novo pontífice por engano

data 8 de maio de 2025

Os cardeais se reuniram para o segundo dia de votação, mas ainda não chegaram ao nome do novo papa

A chaminé da Capela Sistina soltou um sinal de fumaça branca na manhã desta quinta-feira (8). Em seguida, surgiu uma densa fumaça preta. O incidente, porém, confundiu os administradores das redes sociais do Vaticano, que fizeram uma publicação indicando que o novo papa foi escolhido.

A publicação foi apagada minutos depois. Os cardeais se reuniram para o segundo dia de votação, mas ainda não chegaram ao nome do novo papa.

Ao final da votação no conclave, se o pontífice ainda não foi eleito, é emitido um sinal de fumaça preta. A fumaça branca indicaria que os cardeais escolheram um novo papa.

Por volta das 11h50, no horário de Roma, a fumaça começou a sair da chaminé e parecia esbranquiçada. Segundos depois, ela se transformou em uma nuvem preta.

A mudança de cores confundiu os administradores das redes sociais do Vaticano. Uma publicação na conta oficial do Vaticano no X indicava que a fumaça era realmente branca, o que significaria um novo papa escolhido, algo que ainda não aconteceu.

O conclave iniciou na quarta-feira (7), com a primeira votação dos 133 cardeais na Capela Sistina. A tradicional fumaça preta foi emitida às 15h30 (horário de Brasília), indicando que nenhum nome alcançou os dois terços necessários.

O ritual prevê duas votações e duas chaminés nesta quinta-feira – ao final da manhã e ao fim da tarde. Em caso de novas fumaças pretas, a votação seguirá nos próximos dias, até que um novo papa seja eleito.

O processo se repete diariamente até a eleição, sem prazo máximo para conclusão, segundo o Vaticano.

Veja também

2025 © Meu Personalyt