Vale a pena comprar um carro que vai ser reestilizado?

data 24 de setembro de 2024

Se está pensando em trocar de carro, não deixe de conferir esta matéria antes.

É comum encontrar bons descontos em carros que estão prestes a ganhar uma reestilização. E a grande dúvida nessas horas é se vale a pena aproveitar esse bônus para comprar um carro que em breve ficará defasado ou é melhor esperar pelo modelo novo?
A resposta é: depende. Se o carro receber apenas mudanças pontuais no design e na lista de equipamentos, o melhor é aproveitar o desconto e ficar com o modelo em linha, especialmente se for um carro bem vendido. Uma pequena atualização dificilmente aumenta a desvalorização nesses casos. “A priori, não vale a pena esperar por uma reestilização, pois, quando se lança um carro novo, dificilmente o anterior perde valor“, diz Joel Leite, da Agência Autoinforme.
Leandro Mattera, consultor automotivo e autor do livro “Como Escolher o Carro Ideal”, explica que, em mercados emergentes como o Brasil, o ciclo de vida dos carros é mais lento e essas pequenas atualizações existem justamente para que os veículos fiquem por mais tempo no mercado. “Em muitos casos,  as reestilizações são superficiais, embora o aumento de preço seja significativo. Por isso, nem sempre vale a pena esperar pelo modelo renovado”, conta Mattera.
Segundo ele, quando as mudanças são mais significativas, como a adoção de um motor mais econômico ou o aumento de itens de segurança, aí pode ser uma boa ideia investir no modelo renovado.
Em contrapartida, listamos aqui modelos que mudarão em breve e pelos quais você deveria esperar.

Confira:
Volkswagen T-Cross
O SUV compacto da marca alemã é vendido hoje em quatro versões de acabamento por preços que vão de R$ 119.890 a R$ 175.990. Porém, apresentado em 2018, o T-Cross passará pela sua primeira reestilização e receberá novos para-choques e faróis, barra luminosa na grade dianteira, novo revestimento interno e central multimídia atualizada. Os motores continuam os turboflex 1.0 de 128/116 cv e 1.4 de 150 cv da família TSI.

Chevrolet S10
A picape média da General Motors mudou bastante. O capô é novo e para-choques, caixas de roda e grade dianteira foram redesenhados. O conjunto ótico ganhou luzes full LED e a tampa da caçamba passará a ter sistema de alívio de peso, além do nome Chevrolet gravado em baixo relevo.

Chevrolet Trailblazer
O Trailblazer seguiu as mesmas mudanças. A frente é basicamente a mesma da S10 e a traseira se mantém praticamente a mesma. Atualmente, o SUV de sete lugares é vendido em versão única Premier por R$ 368.550, mas, segundo a revista Quatro Rodas, a linha 2025 terá uma nova opção High Country.

Peugeot 208
A linha 2025 do hatch vai seguir as alterações já aplicadas no modelo europeu. Ou seja, o 208 passará a ter faróis de LEDs com as luzes diurnas de condução nos três filetes nas extremidades dos para-choques, que simulam presas. Além disso, o compacto será o primeiro carro da marca no Brasil com o novo símbolo do leão. Fique atento ainda, entre os carros de 2024 que não valem a pena, à opção do 208 com motor 1.6. A expectativa é que, na carona da reestilização, o hatch abandone o 1.6 e mantenha apenas a motorização 1.0 aspirada e turbo.

Mini Cooper
Esse aí mudará a geração para valer. No desenho, a essência da marca foi mantida, mas as formas mais arredondadas e linhas limpas, quase sem vincos, deixaram o Mini Cooper bastante diferente – e controverso para os fãs da marca britânica. Dentro, muda tudo. Painel bicolor, uma fina saída de ar extensa para o carona e saídas verticais para o motorista. Mas o que salta aos olhos mesmo é a enorme tela central OLED redonda com 24 centímetros de diâmetro e que mais parece um globo terrestre quando visto do banco de trás.

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