Será que vai nevar pela primeira vez em 2024 em Santa Catarina? A resposta, conforme a empresa especialista em meteorologia Conexão GeoClima , é de que os modelos meteorológicos estão projetando de forma “muito tímida” uma janela para chuva congelada ou neve na Serra Catarinense.
Noticias relacionadas
Segundo a previsão, a projeção do fenômeno de baixa intensidade é para o próximo amanhecer de sábado (25) e domingo (26). “É uma janela com chance baixa, mas não descartada pelos modelos”, explica a previsão.
Qual a diferença entre neve e chuva congelada?
Conforme o Conexão GeoClima, a chuva congelada é um fenômeno meteorológico que ocorre quando a precipitação cai na forma de chuva líquida, mas, ao atravessar uma camada de ar muito frio próxima à superfície, congela instantaneamente ao tocar o solo ou outras superfícies.
“Isso pode resultar em uma camada de gelo, causando condições perigosas nas estradas e outras superfícies”, explica.
Já a neve se forma diretamente na atmosfera quando a temperatura está abaixo do ponto de congelamento.
“Os cristais de gelo se agrupam para formar flocos de neve, que caem até o chão sem derreter, devido às baixas temperaturas do ar ao longo de toda a sua trajetória”, detalha.
A neve se acumula em superfícies frias e pode criar uma paisagem branca e fofa, mas também pode causar problemas de transporte e infraestrutura se acumular em grandes quantidades.
A neve é diferente da chuva congelada, ou seja, só se forma se todas as camadas da atmosfera estiverem com as condições necessárias: ” todas geladas e esfriando mais e mais conforme a altura”.
Segundo os especialistas, se houver uma camada de ar mais quente, ocorre a inversão térmica, o que impede a formação de neve ao nível do solo, transformando-a na chuva congelada.
“Portanto, se há previsão de neve e você se encontra em uma área com muito nevoeiro, isso pode indicar a presença de inversão térmica”, aponta.