Vacina atualizada contra Covid-19 está disponível para grupos prioritários

data 10 de junho de 2024

Clique e saiba quem pode tomar.

A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir desta segunda-feira está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação a vacina atualizada contra Covid 19 – XBB, da fabricante Moderna (SpikeVax). A dose é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos e para grupos prioritários acima de cinco anos de idade.  

Confira os grupos prioritários
Pessoas acima de 60 anos; Gestantes/puérperas; Trabalhadores de saúde; Comorbidades/imunocomprometidos; Deficiências permanentes; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência para idosos; Indígenas/ribeirinhos/quilombolas; População privada de liberdade e funcionários; Jovens cumprindo medidas socioeducativas. Em junho de 2023, a Anvisa autorizou o registro definitivo da vacina bivalente (vacina RNAm) da Moderna, que inclui cepas do vírus SARS-CoV-2 das variantes original (Wuhan) e ômicron, como dose única de reforço. Esta vacina foi considerada segura e eficaz em comparação com a versão monovalente anterior. Em agosto de 2023, devido à necessidade de atualização das vacinas diante da circulação de novas variantes, a Moderna solicitou à Anvisa o registro de uma vacina monovalente atualizada com a subvariante ômicron XBB 1.5 para todas as faixas etárias acima de seis meses de idade. Estudos demonstraram a imunogenicidade e segurança da vacina contra a subvariante ômicron XBB 1.52. No dia seis de março de 2024, a Anvisa aprovou o registro definitivo da vacina monovalente contra a Covid-19 atualizada para a variante XBB 1.5, indicada para imunização ativa na prevenção da Covid-19 em crianças a partir de seis meses de idade e em adultos.

Esquemas de vacinação Crianças de seis meses a quatro anos de idade, com as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação Infantil; e pessoas dos grupos prioritários, que devem receber doses semestrais (gestantes, puérperas, imunocomprometidos, idosos com 60 anos ou mais) ou uma dose anual (demais grupos prioritários). No entanto, com a inclusão deste novo imunizante na estratégia de vacinação contra a Covid-19, pode haver alterações no esquema vacinal. Para crianças vacinadas com três doses (coronavac ou pfizer), a recomendação é de aplicação de uma 4ª dose com a vacina SpikeVax, da Moderna, pelo menos três meses após a aplicação da última dose. No caso de crianças nunca vacinadas, o esquema passa a ser de duas doses da Moderna com um intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose. Para a população dos grupos prioritários com cinco anos ou mais, segue a recomendação de aplicação de uma dose anual (indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e trabalhadores, com deficiência permanente, comorbidades, em situação de rua, privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, jovens em medida socioeducativa) ou a cada seis meses (idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas), independentemente do número de doses prévias de vacinas Covid-19. Pessoas com cinco anos ou mais que não pertencem a nenhum grupo prioritário e nunca foram vacinadas, podem tomar uma dose única da vacina monovalente XBB Moderna. O principal objetivo da vacinação contra a Covid-19 e da atualização do esquema vacinal com a nova dose é reduzir casos graves e óbitos pela doença. Em caso de dúvidas, a SES recomenda que a população procure a unidade municipal de saúde mais próxima para esclarecimentos e possível atualização do esquema vacinal.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia