URGENTE: Novo Papa é escolhido

data 8 de maio de 2025

Os cardeais elegeram um novo papa

A chaminé da Capela Sistina soltou fumaça branca, às 13h08 desta quinta-feira, 8, o que significa que o conclave chegou ao fim.

O nome do novo papa será revelado em breve. Em conclaves anteriores, o novo pontífice foi apresentado ao público cerca de uma hora após a fumaça branca ser solta.

Após ser escolhido no conclave, o eleito precisa responder a duas perguntas, feitas pelo cardeal decano: “Aceita sua eleição canônica para Sumo Pontífice?” e “Como deseja ser chamado?”. Após responder sim, ele torna-se papa e bispo de Roma.

Em seguida, um por um, os cardeais expressam um gesto de respeito e obediência ao novo papa, antes do anúncio aos fiéis. Depois, o novo papa receberá as vestes brancas e outros símbolos do papado, como um anel especial e um crucifixo.

Da varanda da basílica de São Pedro, o cardeal francês Dominique Mamberti, de 73 anos, anunciará “Habemus papam”. Em seguida, o novo pontífice aparece e pronuncia a bênção “urbi et orbi” (À cidade e ao mundo). Em seguida, ele fará seu primeiro pronunciamento no cargo.

O novo papa substituirá Francisco, morto em 21 de abril e que ficou no cargo por 13 anos. O papa chefiará a Igreja Católica, religião seguida por 1,4 bilhão de pessoas no planeta. Dentre eles, há 182 milhões de brasileiros, segundo dados da instituição.

Para ser eleito papa, são necessários dois terços dos votos. Sendo 133 os cardeais eleitores, o eleito precisou, no mínimo, de 89 votos.

Veja também

2025 © Meu Personalyt