Urgente: Nova doença letal se espalha pelo mundo, situação de emergência é acionada e aeroportos preparados

data 16 de agosto de 2024

Estado de emergência de saúde pública é acionado pela OMS com a chegada de nova doença viral e letal

Após a pandemia do Covid-19 que acumulou milhares de infectados e mortos por todo o planeta, uma nova doença letal atinge novamente a população e começa a se espalhar pelo mundo, deixando milhões desesperados com a possibilidade de uma nova pandemia.

Portanto, para aqueles que ainda não sabem, a Varíola M, conhecida como mpox e antes chamada de “varíola dos macacos”, passou a ser considerada uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.

De acordo com o portal Terra, a emergência de saúde pública foi tomada nesta última quarta-feira (14) pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), após uma reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional em Genebra.

A doença teria se originado na África se espalhando pela República Democrática do Congo e posteriormente, para milhares de outros países. Mais de 14 mil casos e 524 mortes foram relatados até agora em território congolês, o que supera o total do ano passado.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, foram notificados 709 casos este ano, resultando em 16 mortes. Destas, 5 ocorreram no Rio de Janeiro, 4 em Minas Gerais, 3 em São Paulo, e 1 em Mato Grosso, Maranhão, Santa Catarina e Pará, respectivamente.

Desse modo, antes mesmo da declaração de emergência internacional, os aeroportos já haviam iniciado protocolos de segurança, para que essa nova doença não se dissemine por todo o mundo e a situação não fique descontrolada, como ocorreu com o coronavírus em 2020.

Segundo informações do AeroMagazine, o governo local da Nigéria elaborou um formulário de declaração de saúde para passageiros internacionais para orientar sobre a disseminação da nova cepa da doença.

Além disso, companhias aéreas como a British Airways, que mantém voos regulares de Londres (LHR) para Lagos (LOS) e Abuja (ABV), devem garantir o preenchimento do documento antes do embarque para o país.

Vale ressaltar que a mpox é uma infecção viral, suas principais formas de transmissão são o contato próximo com pessoas ou animais doentes, ou seja, de forma direta (com fluidos corporais) ou indireta (com pertences do doente).

O sintoma mais característico são lesões de pele. Inicialmente surgem pequenas bolhinhas que, com rapidez, aumentam e se transformam em bolhas com pus. Ao romperem, provocam a formação de crostas e de pequenas feridas.

Atualmente, o tratamento dos casos de mpox é feito com medidas de suporte clínico com o objetivo de aliviar sintomas; prevenir e tratar complicações e evitar sequelas. 

Segundo a OMS, meio milhão de doses de vacina contra a doença estão em estoque, e outras 2,4 milhões podem ser produzidas até o fim do ano.

O que fazer se caso você sentir os sintomas da mpox (Varíola M)?

Se você achar que tem sintomas compatíveis de mpox, a OMS recomenda que você procure uma unidade de saúde para avaliação e informe se teve contato próximo com alguém com suspeita ou confirmação da doença. Se possível, isole-se e evite contato próximo com outras pessoas. Higienize as mãos regularmente e siga as orientações para proteger outras pessoas da infecção.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia