Unidades de Saúde promovem ação preventiva sobre o câncer bucal

data 27 de novembro de 2023

No sábado, quatro UBSs fizeram avaliações odontológicas previamente agendadas.

A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no último sábado uma ação preventiva sobre o câncer bucal com avaliações odontológicas desenvolvidas em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs Wolfgang Weege, Caic, Ilha da Figueira e Vila Lenzi).
“A ação buscou pacientes com hábitos de risco, principalmente tabagismo e etilismo, situações informadas pelo sistema Radar Saúde de análise de indicadores e por agentes comunitárias de saúde”, ressalta Amanda de Lemos Mello, diretora de Assistência Primária à Saúde. Previamente, foi feito contato telefônico com as pessoas pertencentes a estes grupos a fim de explicar o objetivo da consulta.
O câncer de boca pode ocorrer em gengivas, bochechas, palato (céu da boca) e língua. O diagnóstico precoce é o fator principal para cura da doença. Quando encontrado no início, há 95% de chance de cura (dados do INCA). Quando o paciente apresenta alguma sintomatologia como dor ou dificuldade de mover a língua, que são dores mais avançadas, a chance de cura cai para 45%.
“No início, o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas, por isso é tão importante a avaliação feita por um profissional da área”, alerta a dentista assistente técnica da Secretaria de Saúde, Caroline Lieberknecht Harati.
Segundo a enfermeira Daniela Boll, idealizadora da ação, as avaliações desse dia também oportunizaram diagnóstico e orientações referentes a diversas outras situações encontradas, como cuidados com próteses, candidíase oral, hiperplasias inflamatórias, liquen plano, entre outras. Apesar do contato prévio para o agendamento das consultas, ainda ocorreu absenteísmo (não comparecimento do paciente). A ação ofertou cerca de 60 avaliações.
“Este tipo de ação é bastante importante. Temos focado em um trabalho de prevenção, mas, precisamos do comprometimento da população. Caso contrário, não avançaremos, por mais que a equipe se esforce”, comenta o secretário de saúde, Alceu Gilmar Moretti.

Veja também

2025 © Meu Personalyt