Nesta terça-feira, o cemitério municipal do centro de Jaraguá do Sul estará fechado das 7h30 às 11 horas para ação de rotina no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A reabertura do cemitério ocorrerá no período da tarde do mesmo dia. Outra data importante a ser observada neste período é o dia 28 de outubro, quando encerra o prazo para que sejam feitos os reparos nos túmulos ou jazigos, como ampliações, reformas, pinturas ou outro tipo de obra mais extensa.
Noticias relacionadas
De 28 de outubro até 1º de novembro é o período para limpeza geral e retirada dos materiais de construção utilizados. Já dia dois de novembro é reservado única e exclusivamente para as homenagens e eventuais sepultamentos. O diretor de administração da prefeitura, Valdeci Oliveira da Silva orienta quem deseja fazer algum tipo de melhoria em sepulturas nos cemitérios administrados pelo município para que retirem a autorização na Central de Serviços Funerários, na Rua Reinoldo Rau, 550, no Centro. “Já para manutenções, pintura e limpezas com mangueiras e baldes não há necessidade de autorização”, afirma. A intenção é proporcionar um ambiente mais organizado durante o Dia de Finados.
Outra preocupação é quanto aos recipientes e embalagens utilizados para depositar flores sobre os túmulos. “Não é permitido o uso de embalagens que podem acumular água. Imediatamente após as homenagens do Dia de Finados, faremos a retirada de todo tipo de material que possa favorecer a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças”, disse.
Recomendações
Retire as embalagens plásticas dos vasos de flores. Essas embalagens, utilizadas para cobrir vasos ou como enfeite, acumulam água e se tornam locais ideais para o mosquito se reproduzir. Prefira flores sem embalagem ou as remova antes de posicionar o vaso sobre o túmulo.
Use vasos com furos na parte inferior que permitam o escoamento da água, evitando o acumulo no recipiente. Certifique-se de que o solo ao redor do túmulo esteja preparado para drenar a água que escorrer.
Não utilize pratinhos nos vasos de flores que formam depósitos de água.
Inspecione e limpe o local ao visitar o cemitério. Aproveite para observar e eliminar quaisquer recipientes descartados que possam acumular água, como plásticos, copos e outros materiais.
Durante a visita aos cemitérios, especialmente em horários de maior atividade do mosquito, como o início da manhã e o final da tarde, é recomendável o uso de roupas que cubram braços e pernas e a aplicação de repelente em áreas expostas do corpo.
A Central Municipal de Serviços Funerários e de Cemitérios fica na rua Reinoldo Rau, 550 – Centro. Telefone: (47) 3409-0299 e WhatsApp: (47) 99261-3188. O e-mail é centralfuneraria@jaraguadosul.sc.gov.br. Atendimento ininterrupto, fechado apenas para intervalo da meia noite até uma hora e das 12 às 13 horas.
Caso observe recipientes ou locais que possam acumular água, entre em contato com os canais de comunicação da prefeitura através da Ouvidoria: 0800-642-0136/WhatsApp (47) 2106-8450 ou por e-mail: saude.ouvidoria@jaraguadosul.sc.gov.br .