Em julho do ano passado, uma importante rede de supermercados deixou oficialmente o Brasil. Foram 50 anos de história, mas, em meio à forte concorrência no setor, o grupo decidiu mudar as estratégias.
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Para quem não acompanhou, em 2020, a empresa, que havia vindo da Holanda, já havia dado início à venda de 29 novas lojas ao Grupo Carrefour. O acordo foi fechado em meio à uma negociação bilionária.
O grupo em questão é o Makro, que já tinha deixado o setor do varejo há mais de duas décadas na Europa. Por aqui, a companhia acabou não conseguindo lidar com a briga com outros supermercados.
Segundo o Estadão, o Makro chegou a contratar o banco Santander para encontrar novos compradores, quando foi anunciado que eles sairiam do Brasil. O Grupo Carrefour, que também controla o Atacadão, assumiu parte das unidades por R$ 1,95 bilhão.
Especialistas apontaram que a empresa não acompanhou o andamento econômico. Por muitos anos, as vendas eram feitas somente para quem tivesse cartão da rede, o que afastava parte dos clientes. O plano chegou a ser alterado, mas não arcou com o prejuízo.
De acordo com um ranking da Abras, o Grupo Carrefour foi líder em faturamento em 2023. Foram mais de 115,4 bilhões movimentados pela administradora de supermercados, mantendo uma distância de R$ 42,7 bilhões do 2º lugar, ocupado pelo Assaí Atacadista.
Em contrapartida, no mesmo ano, o Makro fez sua nota de despedida. “Temos certeza de ter conquistado um lugar no seu coração. Nossa operação se despede do Brasil, deixando nosso agradecimento aos clientes e colaboradores que fizeram parte desta história”, disse.