Tremores em Chapecó são confirmados pela Defesa Civil e Bombeiros

data 19 de julho de 2024

O Corpo de Bombeiros recebeu várias solicitações informando os tremores em Chapecó

Na noite de ontem (18), por volta das 23h, moradores de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foram surpreendidos por um fenômeno que fez prédios tremerem e objetos balançarem. O episódio ocorreu cerca de 15 minutos após um terremoto atingir o Chile. O fenômeno gerou reflexos em cidades brasileiras.

O Corpo de Bombeiros, que recebeu solicitações informando sobre a sensação de tremor em diferentes pontos da cidade.

Conforme o subtenente Tarcísio Beccari, uma equipe foi empenhada para verificar as condições de um prédio localizado na rua Barão do Rio Branco, no bairro Jardim Itália, em Chapecó.

Beccari afirmou que um dos moradores do prédio relatou que o tremor causou movimentação de peças de roupas que estavam penduradas na lavanderia. No local, porém, não foram encontrados danos materiais nem vítimas relacionadas ao evento.

“Realizamos inspeções e constatamos que não houve danos estruturais e nem vítima”, declarou o bombeiro.

A Defesa Civil de Santa Catarina  explicou que o tremor sentido em Chapecó foi um reflexo do terremoto no Chile.

“É como se jogassem uma pedra em um lago calmo. As ondas se propagam até as margens e isso é o que ocorre com os abalos sísmicos. Em nosso caso, as ondas chegaram um tempo depois do terremoto chileno, afetando vários pontos, mas principalmente áreas mais elevadas da cidade.”

No Brasil, moradores de São Paulo também relataram tremores. Alguns internautas publicaram vídeos de objetos que balançaram.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia