Em situações difíceis, como uma entrevista de emprego, um exame complicado, um problema financeiro ou a perda de um ente querido, é normal se sentir ansioso. Mas quando as preocupações e medos começam a interferir demais na sua vida diária, isso pode ser um transtorno de ansiedade.
O mais conhecido é a crise de ansiedade ou ataque da síndrome do pânico. Seus sintomas mais comuns são respiração rápida, transpiração, perda de controle e um grande sentimento de medo.
Os ataques podem surgir de repente ou serem construídos lentamente, depois de períodos de irritabilidade, insônia, dores de cabeça e dor de estômago.
Não há uma só causa. A ansiedade pode ser causada por fatores isolados ou combinados, como fatores hereditários, desequilíbrio hormonal, experiências traumáticas de vida, e problemas como tendência à timidez e baixa autoestima.
Na maioria dos casos, as crises de ansiedade se resolvem com controle de respiração combinado a exercícios de análise dos sentimentos feitos com orientação especializada. Alguns casos podem exigir medicação, observação profissional e até internação nas ocorrências mais graves.
As pessoas devem procurar reduzir seus sintomas tomando atitudes simples, como:
Dormir bem – um bom sono pode trazer calma e controle dos sentimentos;
Movimentar-se diariamente – o exercício com diversão é gratificante;
Meditar – é só sentar-se e lembrar que não há nada a temer;
Aceitar como você é e as coisas como elas são – a aceitação é libertadora;
Evitar estimulantes – reduza a cafeína e elimine o álcool até se estabilizar;
Conversar com amigos sobre o que está acontecendo – saber que você não está sozinho nesse mundo é importante.
Se perceber que está tendo um ataque de pânico, é importante não tentar lutar contra isso, pois este não é um mecanismo consciente, ele é decorrente de mecanismos automáticos cerebrais localizados em regiões automatizadas ou inconscientes. Faz parte de um complexo sistema de defesa do organismo.
Use técnicas de relaxamento, meditação ou preces, conversa suave, música suave, palavras que acalmem, massagem de relaxamento e, principalmente, controle a respiração.