Entre o fim da tarde de quinta-feira (22) e sexta-feira (23), a chegada de uma frente fria a Santa Catarina trará condições para temporais e chuvas intensas em todas as regiões do estado. Os temporais começarão nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul no final da tarde de quinta-feira, ganhando força entre a noite e a manhã de sexta-feira (23).
Noticias relacionadas
Ao longo da sexta-feira, a chuva se espalhará por todo o estado, mantendo o risco de temporais em todas as regiões. Há um risco moderado para ocorrências associadas a esses temporais, como raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuvas intensas, o que pode causar alagamentos e enxurradas, especialmente do centro ao sul do estado.
A Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a evitar áreas propensas a alagamentos, ruas inundadas e pontes submersas. Em caso de temporais, é aconselhável evitar atividades ao ar livre e procurar abrigo em locais seguros.
De acordo com a MetSul Meteorologia, uma frente fria trará chuvas ao Sul do Brasil, resultando em uma mudança brusca de clima, de calor intenso para condições instáveis.
No Nordeste, a instabilidade permanecerá concentrada principalmente na costa, com chuvas afetando a faixa litorânea de Bahia a Pernambuco, mas com volumes baixos na maior parte das áreas.
No Centro-Oeste, o tempo seco continuará predominando em grande parte da região, com pouca chuva prevista para Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal nos próximos dez dias.
A mesma frente fria afetará o Sudeste, trazendo chuva para várias áreas. Durante o fim de semana, a maioria das cidades do Centro-Sul de São Paulo deverá registrar precipitação.
No Sul do Brasil, onde agosto é conhecido por altos volumes de chuva, a frente semi-estacionária sobre o Rio Grande do Sul concentrará a maior parte das precipitações, especialmente nas regiões Oeste, Centro e Sul do estado.
Na segunda metade da semana, a frente semi-estacionária avançará, impulsionada por uma massa de ar frio, levando chuva aos estados de Santa Catarina e Paraná. A instabilidade persistirá no fim de semana devido à circulação de umidade associada ao ar frio e a uma área de baixa pressão atmosférica.