Tempestade solar: o mundo pode sofrer um apagão na internet em 2024?

data 14 de fevereiro de 2024

A Nasa registrou na última sexta-feira (9), a segunda maior explosão solar em anos

A Nasa registrou na última sexta-feira (9), a segunda maior explosão solar em anos. O fenômeno causou um colapso nas ondas curtas de rádio, que afetou toda a América do Sul, África e o Atlântico Sul. A explosão se estendeu por dois dias. Na internet, se fala muito sobre uma possível tempestade solar que afetaria a internet no mundo inteiro em 2024.

Com a atividade solar o mais rápido possível, especialistas ficam em alerta para saber se as ondas que atingem a Terra podem derrubar o sinal de internet e telefonia. A previsão foi realizada por Peter Becker, pesquisador da Universidade George Mason, que desenvolveu um sistema de detecção de atividade solar.

Conforme o Grupo de Astronomia e Astrofísica da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a tempestade solar é causada pela liberação súbita de energia armazenada em campos magnéticos em sua atmosfera, elas podem durar minutos ou até horas.

Ainda, conforme o NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos), estas explosões liberam uma “massa do sol” em alta velocidade, captadas pelos equipamentos eletrônicos. Segundo Mark Miesch, integrante da MOAA, o sol está em seu período mais ativo desde 2003.

Para se ter noção da magnitude de uma explosão solar, os especialistas da Universidade mineira indicam que essas explosões liberam energias de até 1.025 joules, equivalendo a 10 milhões de erupções vulcânicas na Terra.

Elas ocorrem em regiões ditas magneticamente ativas no sol, onde os campos magnéticos são muito fortes.

Esse magnetismo pode chegar à Terra, e quando entram na atmosfera, podem interferir no campo eletromagnético. E é aí que está o risco para a internet e as telecomunicações.

Conforme o canal do YouTube do físico de Santa Catarina, Pedro Loos, o Ciência Todo Dia, no dia 1º de setembro de 1859 aconteceu a maior tempestade solar já registrada. O fenômeno foi observado pelo astrônomo Richard Carrington.

O efeito desta tempestade solar foi sentido na Terra logo após que ocorreu. Contudo, na época a dependência por tecnologia era mínima, afetando o sistema de telégrafos da época e os poucos locais onde havia energia elétrica.

Conforme o vídeo, o ano de 2024 trouxe novamente um período de grande atividade solar. Esse fator gera uma grande preocupação entre os especialistas.

A publicação destaca ainda que se uma explosão solar igual a que ocorreu em 1859 atingisse à Terra agora, todos os dispositivos eletrônicos do Planeta iriam sofrer gravemente com a força magnética.

A grande expectativa que preocupa os especialistas ainda precisa de mais estudos para ser esclarecida.

Conforme o autor do vídeo, o comportamento solar ainda é bastante desconhecido para o ser humano.

Além disso, o fato de este ano de 2024 ser bastante ativo para o Sol, não quer dizer necessariamente que outra onda monstruosa atinja a Terra este ano e “frite” todos os equipamentos eletrônicos que conhecemos e utilizamos diariamente.

Veja também

2025 © Meu Personalyt