A Suzana Imóveis Ltda. foi fundada em oito de janeiro de 2014. Seus fundadores, Suzana e Jonas Jacobi, viviam momentos distintos em suas carreiras profissionais, mas hoje, ao chegarem no patamar de excelência e reconhecimento que conquistaram, têm a certeza de que a aposta deles deu certo. Somadas, a experiência de mais de 30 anos no mercado imobiliário de Suzana e o networking pelos anos de atuação profissional de Jonas, culminaram no sucesso que hoje é a Suzana Imóveis.
O foco principal ainda está na venda de imóveis e operações de BTS, porém, com o ingresso da sucessora Júlia Maria Jacobi na empresa (2020), conta com o aporte do seu conhecimento jurídico em todas negociações do escritório, além de, a quatro mãos com a fundadora Suzana, buscar a ampliação na carteira e participação também no mercado de locações na região.
Hoje a empresa atua com excelência em cidades de centros urbanos, campo e litoral Norte. Entrando mais a fundo no tema principal desta entrevista, confira as perguntas.
Revista Nossa: Onde e como o litoral Norte de Santa Catarina passou a fazer parte da estratégia da Suzana Imóveis.
Suzana Imóveis: No início das atividades eram apenas a Suzana e uma colaboradora. Isso de 2014 até o final de 2017, quando a estratégia da empresa sofreu uma grande guinada e, já mais “maduros” como empreendedores, redirecionaram o rumo da empresa, passando a ter foco no mercado de médio/alto padrão.
Esse momento coincidiu com o ingresso e 100% de foco do sócio Jonas ao ramo imobiliário, deixando de lado suas consultorias no mercado têxtil e direcionando toda sua energia para a Suzana Imóveis Ltda.
Uma das premissas então delimitadas foi de que neste mercado de médio/alto padrão buscassem, sem perder o foco e o crescimento da atuação em Jaraguá do Sul e cidades vizinhas, abrir novos mercados.
Após pesquisas e reuniões de benchmarking, optou-se lá em 2017 por estudar e mergulhar no mercado além de Jaraguá do Sul. Assim, a Suzana Imóveis foi a primeira imobiliária a trabalhar produtos do litoral Norte, inicialmente com foco apenas em Balneário Camboriú. Aqui não podemos deixar de mencionar o auxílio e abertura que o profissional e amigo, Toninho Roncáglio, proporcionou, abrindo as portas das maiores e melhores construtoras da região para a Suzana Imóveis.
Inclusive, em parceria com a imobiliária do amigo, a Suzana Imóveis fez sua primeira grande venda em Balneário Camboriú no ano de 2017. Fica aqui registrado o nosso agradecimento a ele.
Revista Nossa: Como foi a expansão da atuação da Suzana Imóveis em outros municípios do litoral Norte.
Suzana Imóveis: Essa expansão foi algo natural, que veio se ampliando com o volume cada vez maior de negócios sendo realizados no litoral Norte. Assim, cada vez mais sendo reconhecidos por esse foco, fomos sendo convidados a trabalhar também em outros mercados e passamos a representar vendas de incorporadores e seus projetos também nos municípios de Balneário Piçarras, Penha, Barra Velha, além de Itapema e Meia Praia.
Revista Nossa: Qual estratégia e planejamento para conseguirem se manter reconhecidos em mercados tão diferentes como Jaraguá do Sul e cidades do Litoral?
Suzana Imóveis: A nossa dedicação, respeito e excelência no atendimento se dá nos mesmos padrões, seja para um imóvel em Jaraguá do Sul e região ou no litoral. Cada venda, cada busca por um imóvel tem um objetivo para o cliente e esse objetivo é que determina o sentimento da realização.
Tanto para vendas no litoral quanto em Jaraguá do Sul, onde temos nossa matriz, o grande diferencial de nossa equipe é oferecer excelência na busca e no atendimento ao cliente, ouvindo em que momento de compra ele está, pois a compra de um imóvel pode ter diferentes motivações, como ser o primeiro imóvel, constituição da família, up grade no imóvel de sua moradia, um primeiro imóvel de praia para curtir também bons momentos em família nesse nosso lindo litoral, investimento, entre outros. Portanto, os motivos de compra dos clientes, captados de forma profissional no atendimento de nossa equipe é que norteiam o caminho do atendimento.
Lógico que, quando identificado por exemplo que o foco é litoral, a estratégia de abordagem e metodologia de apresentação é outra, que dependerá também da configuração familiar do cliente e dos seus objetivos.
Revista Nossa: Qual o segredo para que os clientes confiem no trabalho da imobiliária?
Suzana Imóveis: Não acredito em segredos ou milagres, mas sim no trabalho, dedicação, foco, persistência e respeito ao cliente. Outro ponto fundamental foi a forma como foram traçadas a missão, visão e valores do DNA da empresa, pautados em: zelar pelos clientes de ambas as partes da mesa (vendedores e compradores); ouvir com muita atenção os objetivos de ambas as partes com relação ao negócio; ter ética e transparência no transcorrer da negociação; discrição, deixando detalhes do negócio somente para as partes envolvidas; continuar atendendo o cliente não somente até a concretização da venda, mas ter um pós-venda constante; e treinamento constante da equipe. Compreendida e excelência e grande representatividade do mercado de Jaraguá do Sul para a Suzana Imóveis, onde atua com maestria, gostaríamos de entrar um pouco mais no mercado do litoral.
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Revista Nossa: Hoje existe alguma cidade ou região onde a Suzana Imóveis esteja mais focada?
Suzana Imóveis: O ingresso da empresa também no mercado do litoral abriu muitas portas e esse mercado passou a fazer parte da atenção aos movimentos que cada cidade vinha fazendo ao longo dos anos. Hoje e nos últimos quatro anos, duas cidades vêm recebendo um olhar mais especial da empresa, que são Balneário Piçarras e Penha. Esses dois destinos se tornaram, por inúmeros bons motivos, foco de busca de muitos investidores e, por sua vez, de famílias para destino de praia.
Os nossos primeiros negócios nestes municípios, mais precisamente no Balneário Piçarras, aconteceram lá em 2021, com as primeiras permutas de terrenos que fizemos com construtoras. Ali já estava claro o tamanho do potencial deste belíssimo destino. Das permutas vieram os prédios e as vendas de apartamentos só aumentaram na cidade. Temos muito orgulho de levantar a bandeira do pioneirismo nas vendas deste destino, mesmo tendo nossa sede em Jaraguá do Sul. Isto nos trouxe incríveis parceiros comerciais que até hoje zelamos com muito apreço.
Acompanhamos a entrada de grandes players nesse mercado e temos o prazer de representar vendas de grandes construtoras como Vetter, Frechal, CAS, Rôgga, entre outras. Mas com algumas temos uma afinidade, um carinho especial, talvez por uma atuação mais próxima no dia a dia e pelo fato de terem em seu DNA um alinhamento mais fino com a Suzana Imóveis, São elas: Construtora Stein e Construtora Daxo. Para nossa empresa, essas duas construtoras se completam muito bem para o perfil de nossos clientes.
A Stein entrou no radar da Suzana Imóveis em janeiro de 2021 num feliz cruzamento na venda de um belíssimo terreno de esquina em Piçarras. Isso no início de seus estudos para empreender no litoral. A Stein completa agora 58 anos de história na construção civil. Fundada em Blumenau, atuou nas maiores obras no Brasil, de portos a pontes e rodovias.
Depois da compra desse terreno, em parceria com a Construtora Hacasa, do grupo Cisar, de Joinville, acabaram empreendendo seu primeiro projeto, mas no município de Penha. Um projeto “pé na areia” fantástico, super exclusivo, com poucas unidades e buscando o bem estar em família junto à leveza do mar.
De lá até hoje temos o prazer de ter comercializado produtos em praticamente todos os seus lançamentos em Piçarras e Penha, sempre apresentando produtos de uma qualidade indiscutível, com atenção especial para a escolha dos terrenos e projetos super planejados, contemplando o bem estar sustentável de quem os ocupará como lar de praia. Uma honra sermos parceiros dessa grande marca.
Já a Daxo tem em seu DNA o luxo minimalista. Em suas obras é possível observar toda a atenção e cuidado através de parcerias de renome nos materiais utilizados, como Mobiliário Ornare, Automação Som Maior, Esquadrias Schüco e Academia Tecnogyn. Já no desenvolvimento de seus projetos, conta com assinaturas de profissionais renomados, arquitetos e engenheiros como Baggio Schiavon, Casabá, Renata Tilli e Mingrone.
A união dessas marcas ícones e desses renomados profissionais, junto com toda equipe interna alinhadíssima da Daxo, resultam em magníficos produtos, como o recém lançado empreendimento KÓS, que chancelou com chave de ouro, após os projetos Mykonos (pronto) e Rhodes (entrega para julho deste ano), Piçarras como destino de clientes que buscam o luxo não apenas no material, mas no emocional e espiritual. Temos imensa satisfação de ser parceiros dessa grande marca.
Revista Nossa: Deixe uma mensagem final.
Suzana Imóveis: Somos pautados pelas diretrizes já citadas aqui. Isso confere essência ao nosso trabalho, mas nada disso seria possível sem que tivéssemos a confiança da nossa carteira de clientes e construtoras parceiras.
Muitos que ao longo de nossa história transacionaram vendas e outras operações voltadas ao mercado imobiliário já eram amigos que confiaram à Suzana Imóveis a responsabilidade de representa-los em seus negócios, assim como conquistamos grandes amizades com novos clientes e construtoras.
A realização do nosso trabalho se dá quando todas as partes estão satisfeitas: vendedores e compradores. E mais felizes e realizados ainda ficamos com o excelente número de clientes em nossa carteira com vários negócios já realizados conosco. Somos muito gratos por isso.
Assim segue a Suzana Imóveis. Confiante no crescimento contínuo deste mercado sensacional onde os imóveis, principalmente na categoria de luxo, que surpreendem cada vez mais os clientes. E são os nossos clientes que são o nosso maior patrimônio, que cativamos e cultivamos sempre com muita dedicação, atenção e esmero.