Uma confraternização em uma escola de Goiânia teve um desfecho inesperado: um surto de diarreia que atingiu quase 280 pessoas. A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou o caso, informando que os primeiros sintomas, como diarreia e febre, foram relatados por 17 éssoas, mas o número de casos aumentou rapidamente em poucas horas.
Noticias relacionadas
A pasta informou que houve 279 pessoas atingidas. Ainda conforme a SES-GO, nenhuma delas evoluiu para estado grave nem precisou de internação.
De acordo com a SES-GO, sabe-se que a confraternização que terminou no surto de diarreia ocorreu em uma instituição escolar. No entanto, o nome da unidade e a faixa etária das pessoas que apresentaram os sintomas não foram informados.
Segundo a pasta, os casos isolados e os surtos são monitorados o tempo todo e, quando há número extraordinário, são feitos monitoramento e investigação. As informações são do Portal Metrópoles;
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou que a amostra biológica foi coletada e encaminhada para a Vigilância Sanitária de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, na quarta-feira (11), para ser investigada.
Para evitar contaminações, lave as mãos com água limpa e sabão, principalmente:
- antes de preparar ou ingerir alimentos;
- após o manuseio de carnes cruas ou terra;
- após ir ao banheiro;
- após utilizar transporte público ou tocar superfícies que possam estar sujas;
- após tocar em animais;
- sempre que voltar da rua;
- antes e após amamentar e trocar fraldas;
- consumir carnes bem cozidas/assadas, água tratada e alimentos, cujas condições higiênicas, de preparo e acondicionamento, higienizar adequadamente as hortaliças (frutas, legumes e vegetais);
- observar os aspectos/cheiro do alimento antes de ingeri-los.